Viajar para o Chile com pet: Veja a documentação e Vacinas necessárias

Viajar para o Chile com pet exige regras específicas, como em qualquer outro país, mas a diferença é que ao invés de ficar batendo a cabeça procurando informações de como viajar com animais de estimação, nós do Tem No Chile mostraremos tudo em um único lugar. Confira! 

Saber como levar pet em viagem internacional e sobre o atestado sanitário para o trânsito de cães e gatos é uma tarefa que exige muito tempo e esforço de busca de informações, que muitas vezes estão desencontradas. Isso porque envolve as regras do país de origem, as do país de entrada e da companhia aérea. 

Leia também: Cartão Wise: Dica de como levar dinheiro para viagem ao Chile || O cartão de crédito é bem aceito em Santiago do Chile? Veja as opções dos melhores cartões!

Mas no geral, os documentos habituais exigidos devem certificar o estado de saúde do animal e o cumprimento das regras de higiene do país de destino. Nossa saga começa quando tivemos a ideia de levar uma gata na viagem para o Chile e confesso, não está sendo nada fácil. 

Descobrimos que para viajar para o Chile com pet exige muitos passos e que precisamos ter uma agenda com uma janela de pelo menos 30 dias para organização de todas as exigências, por isso, se você pretende viajar para outro país com seu cão ou gato, esteja preparado para que nada dê errado. 

Este blog foi criado especialmente para ajudar você com diversas dicas úteis. Veja também como economizar na sua viagem para o Chile, onde encontrar hospedagem mais baratas, restaurantes mais em conta e meios de transporte mais fácil e barato em Santiago.  Continue com a sua leitura de como viajar para o Chile com pet em segurança.

como levar seu pet em viagem internacional
Existem opções de hotéis para pet, mas em caso de gatos, a adaptação é mais difícil e levá-los pode ser a única opção. Foto: Via Pixabay

Confira a lista de documentos necessários para viajar com pet para o Chile

  • Certificado Veterinário Internacional (CVI);
  • Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos emitidos pela Fiscalização Federal Agropecuária das Unidades de Inspeção Agropecuária Internacional (Vigiagro) filiadas ao Departamento de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O CVI deve ser emitido antes da viagem do animal, ele é eletrônico e funciona de forma contínua, 24 horas por dia, 7 dias por semana, independente de feriados e finais de semana.

O prazo de emissão do certificado é de até 48 horas consecutivas se os documentos anexos atenderem os requisitos e a inscrição foi preenchida corretamente.

No caso de erros, a contagem começa a partir da adequação dos requisitos estabelecidos pelo Auditor Federal de Economia Agropecuária

Recomenda-se que os escritórios emissores do CVI sejam contatados com pelo menos 30 dias de antecedência para esclarecer possíveis dúvidas, pois existem prazos que devem ser cumpridos em diferentes períodos de tempo, perdendo qualquer um deles, seu pet pode ser impedido de embarcar. 

​O CVI é válido para entrada e retorno aos países do MERCOSUL por 60 dias, a partir da data de emissão. *A vacinação antirrábica deve estar dentro do prazo de validade do CVI. (Instrução Normativa 05/2013).

portal do governo para certificado de vacina internacional pet
Para solicitar o CVI é necessário possuir cadastro no Governo Federal como cidadão brasileiro.

O passaporte pet é um documento de maior validade, atualizado e validado pela Auditoria Fiscal Federal Agrupecuária (AFFA) com as informações de saúde no momento da viagem.

​Além desses documentos, alguns países exigem outros específicos para permitir a entrada do animal. No site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) você encontra outras informações, caso tenha dúvidas. 

Agora que está ficando mais fácil entender como viajar para o Chile com pet, acompanhe como você pode solicitar o passaport pet para seu animalzinho de estimação.

Passaporte Pet – Veja como fazer o documento para cão e gato

Apesar do Chile não exigir o passaporte Pet, muitos tutores preferem garantir que seu animalzinho de estimação esteja identificado para evitar imprevistos.

Afinal, caso ele se perca, ter como identificá-lo e como comprovar de que ele é seu, fica mais fácil de resolver qualquer situação.

Por isso, fazer o passaporte pet e microchipar o cão ou gato é mais uma segurança para os tutores do que uma exigência para entrar no Chile. 

Para ter o passaporte pet concedido será exigido seguir algumas regras, veja quais são: 

  1. Nascidos a pelo menos 90 (noventa) dias.
  2. Nascidos no Brasil ou no exterior (importados definitivamente).
  3. Criados por prorietários residentes no Brasil.
  4. Tenham sido examinados por médico veterinário credenciado no CRMV-UF, que ateste a boa saúde do animal.

​O tutor deve imprimir e preencher o requerimento para Concessão de Passaporte para Cães e Gatos e comparecer a uma Unidade do Sistema VIGIAGRO habilitada para a emissão do passaporte, portando as vias originais e cópias dos seguintes documentos:

  1. Documento oficial de identificação do proprietário e comprovante de residência no Brasil.
  2. Documento de comprovação da aplicação do microchip, contendo o número, data de aplicação e localização, devidamente firmada pelo técnico responsável. 
  3. Atestado de saúde do animal, emitido em conformidade com o disposto na legislação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com validade máxima de 10 (dez) dias contados da data de sua emissão até a apresentação do Requerimento para Concessão de Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos à Unidade do MAPA.
  4. Declaração firmada pelo proprietário do animal, relacionando os nomes das pessoas físicas autorizadas a realizar trânsito nacional e internacional transportando o animal com finalidade de companhia
  5. Procuração outorgando poderes, para os casos de solicitação via representante legal do proprietário.

O animal de estimação deve ser levado no momento da solicitação do passaporte para leitura do microchip e confirmação das informações. A boa notícia é que o passaporte é vitalício e demora em torno de 30 (trinta) dias para sua emissão. Portanto, a tramitação é realizada apenas uma vez!

O passaporte pet é um documento que ajuda a identificar o animal de estimação durante o processo de imigração. Foto: Gazeta do Povo

Atestado de Saúde VIAGRO- MAPA para viajar para o Chile com pet

Um dos documentos exigidos para viajar para o Chile com pet é o preenchimento do Atestado de Saúde VIAGRO, conhecido também como AS- 1. Esse é um dos documentos mais importantes e precisa de total atenção na hora de apresentar para o controle de imigração.

A seguir mostraremos duas foto com instruções de preenchimento fornecidas pelas autoridades responsáveis. Leia com atenção!

atestado de saude pet viagro
Deve-se tomar atenção aos campos em vermelho, pois eles são explicações oficiais do MAPA para que o preenchimento seja realizado de forma correta. Fonte: MAPA
atestado viagro para viajar para o chile com pet
Seguindo as instruções oficiais, fica mais fácil ter a aprovação da entrada do seu pet no país. Fonte: MAPA

Desta forma fica muito mais fácil você conseguir preencher seu formulário e garantir a entrada no seu pet no Chile.

Como transportar pet em voo da Latam para viagem para o Chile

Levar pet em viagem internacional exige também cuidados e regras específicas para transportar pet na cabine do avião ou para despachá-lo. A Latam é uma das principais empresas de transporte aéreo que faz voos entre o Brasil e o Chile e por esse motivo falaremos dela.

Dependendo do tamanho, raça e peso, seu animal de estimação pode viajar na cabine, no piso da aeronave (porão) no mesmo voo que o seu, ou poderá ser transportado pela LATAM Cargo.

Para viajar na cabine, somente cães e gatos pequenos são permitidos, desde que o peso total (animal de estimação + caixa/bolsa de transporte especial) não exceda 7 kg. Os animais de estimação devem permanecer na caixa ou kennel durante toda a viagem.

Já nos porões ou via Latam cargo somente serão aceitos cães e gatos que excederem o total do peso ou que a caixa transportadora (kennel) não esteja adequada às regras. Por isso é extremamente importante que a caixa de transporte esteja com tamanhos e pesos corretos.

Principais requisitos da LATAM para viagem de pet

Os animais de estimação só serão transportados se a parte inferior da aeronave (portão de carga) tiver o espaço e acondicionamento necessários para sua viagem. Apenas serão aceitos pets que cumpram os seguintes requisitos:

  • Documentação necessária para o origem, conexão e destino da viagem;
  • A caixa de transporte (Kennel) deve respeitar as condições configuradas pela LATAM (Verifique as caixas de transporte de cada viagem antes de adquirir a bolsa de transporte;
  • Os animais de estimação devem estar em excelente estado de saúde para viajar;
  • Devem ter pelo menos 16 semanas (4 meses) e desmamados pelo menos 5 dias antes viagens;
  • Fêmeas que não estão amamentando;
  • Pets que não estejam no cio;
  • Que não engravidaram ou deram à luz nas últimas 48 horas.

Importante: Só serão permitidos voos transportando pets pelo porão em itinerários com no máximo 1 conexão em todo o seu trajeto completo.

Confira a tabela oficial do LATAM para transporte de pet para o Chile

Para não ter erro, confira a tabela oficial do que pode e não pode ser feito para transportar pet pela LATAM.

tabela de permissao de voo de pet latam
Siga as instruções e cumpra as regras de documentação de saída e entrada no país de destino, desta forma tudo dará certo. Captura de tela LATAM

O que pode impedir seu pet de embarcar em uma viagem para o Chile?

Não cumprir qualquer uma das regras inseridas neste artigo colaboram diretamente para o impedimento do embarque do seu pet para viajar para o Chile.

Então é importantíssimo seguir todas as intruções de preenchimento dos documentos, procurar um veterinário que conheça os procedimentos e garantir que está cumprindo os prazos.

Além disso, uma vez confirmada a reserva do voo para o seu pet, só será possível emitir o cartão de embarque no aeroporto e um dos motivos é para poder checar se tudo está feito corretamente e averiguar se o seu pet não possui comportamento agressivo. Caso ele não seja muito sociável, ele não será autorizado a embarcar.

Então se a sua ideia é viajar com o pet e ele não é um animalzinho muito amistoso, procure um adestrador para ajudá-lo com o comportamento dele em tempo hábil.

Só assim você conseguirá embarcar e viajar tranquilamente para o Chile ou qualquer outro país que desejar.

Confira as medidas oficiais da bolsa de transporte pet em cabine para voos com a LATAM

Esse é um dos maiores temores de tutores que desejam viajar para o Chile com pet, qual é a caixa de transporte adequada para levar meu animal de estimação na cabine?

E nós faleremos agora, pois existem regras de tamanho, largura e peso para transportar o pet na cabine que são rigorosamente conferidas no aeroporto.

Por isso, antes de comprar uma bolsa de transporte ou caixa kennel, confira o peso do seu pet + peso da bolsa e não exceda, do contrário eles impedirão o embarque do pet na cabine e você precisará despachar o bichinho no porão. Imagina o quão traumático por se tornar ainda mais a viagem para eles!

Confira a imagem a seguir com as medidas oficiais da LATAM:

medidas da bolsa transporte para pet latam
Confira as medidas e check o peso do pet com a bolsa transporte para garantir que juntos eles não ultrapassem o exigido. Captura de tela LATAM

As regras não acabam por aqui… ainda existem as seguintes normas que devem ser seguidas

  1. Não pode ter rodas no kennel;
  2. Deve caber embaixo do banco dianteiro na posição horizontal, sem necessidade de empurrar. Por questões de segurança, assentos na primeira fila ou saídas de emergência não são permitidos;
  3. Devem ser feitos de material durável que não possa ser destruído pelo animal;
  4. Tenha espaço suficiente para o animal ficar deitado e se movimentar naturalmente girar sem tocar nas paredes da bolsa ou caixa de transporte;
  5. Tenha base impermeável absorvente à prova de infiltrações e ventilação adequada para a viagem.

Importante : Se essas regras não forem cumpridas completamente, seu pet não poderá embarcar.

pet viagem internacional chile
Para que o seu pet embarque é preciso que ele tenha comportamento dócil e não pode estar medicado. Foto via Pixabay

Quanto custa a passagem para viajar para o Chile com pet?

Viajar para o Chile com pet vai se desafiador e caro, isso porque o valor da passagem do seu animalzinho de estimação custa mais caro do que a sua e iremos te explicar os motivos. Mas isso não quer dizer que você irá concordar!

Enquanto sua passagem é comprada em real, a passagem do seu pet custa em dólar! Segundo a Latam, são U$ 200,00 por trecho, ou seja, você terá que desembolsar 400 doláres para levar seu pet com você para a viagem.

E caso deseje sair de Santiago para conhecer o sul ou o norte do Chile, você pagará em peso chileno, o valor atual é de 50 mil pesos, por trecho.

Colocando isso em real, você vai gastar mais de 2 mil reais em passagens com o pet, fora as vacinas, consulta médica veterinária e caixa de transporte.

Agora se desejar conhecer o Deserto do Atacama, que fica no extremo norte do Chile,  vai precisar desembolsar aproximadamente mais 600 reais. Por isso, faça bem os cálculos para não ser pego de supresa!

Ah, uma informação importantíssima… A passagem do pet só será liberada depois de cumprir todos os requisitos citados acima, desde a abertura deste artigo.

Vale lembrar que a LATAM só permite transporte de apenas dois pets por voo, então corra para garantir o lugar do seu amiguinho.

Caso aconteça algum imprevisto e seu pet não embarque com você no voo, em hipótese alguma o dinheiro da passagem do pet será devolvido.

Então programe sua viagem com tempo suficiente para que você possa fazer todas as etapas e verificações dentro do prazo e garanta as passagens do pet.

Considerações Finais

Ter medo e se sentir inseguro para organizar e correr atrás dos documentos necessários para viajar para o Chile com pet é natural e é justamente por esse motivo que surgiu a ideia de escrever este artigo.

Nós sabemos o quanto é delicada a nossa ausência para os nossos animais de estimação e em uma viagem longa, decidir levá-los muitas vezes é a única opção.

Não é exagero começar a programar a viagem com o seu pet com pelo menos 6 meses de antecedência, leia tudo o que puder ler, entre em todos os sites necessários que contem como acalmá-los durante o processo de espera no aerporto e durante o voo.

Só assim você terá garantia que tudo correrá bem e que finalmente seu pet estará em segurança com você na viagem no Chile.

Leia também: O que levar na mala para Santiago do Chile no outono

12 thoughts on “Viajar para o Chile com pet: Veja a documentação e Vacinas necessárias

  1. Olá Fabiana. Tudo bem?
    Encontrei sua página e estou estudando adequá-la para uma viagem terrestre com dois pets para Santiago, com previsão para o meio do ano de 2024. Saberia me informar se os requisitos são os mesmos, inclusive para a caixa de transporte ou onde eu poderia buscar mais informações? Obrigada.

    1. Oi Damaris, sim é preciso ter os mesmos cuidados. Você também irá passar pela imigração no acesso terrestre e eles irão verificar tanto as condições de transporte dos animais quanto a carteirinha de vacinação.
      Abraços!

  2. Oie, tudo bom? Como foi na hora de ingressar no país? só conferiram os documentos? ou teve que pagar uma taxa?

    1. Oi Ana, seja bem-vinda!
      Não precisa pagar nada na hora de sair, você só não pode perder o documento que entregam na hora que você chega.

  3. Olá,
    Quando é gerado o CVI pro Chile, é preciso traduzir ele para o idioma espanhol ou ele já é emitido em português, espanhol e inglês?
    Além disso, é necessário traduzir o atestado de saúde que foi emitido em português para apresentar ao SAG no Chile?
    Muito Obrigado

    1. Olá, Ignácio.
      No sistema brasileiro você tem opção de emitir o CVI em português, espanhol e inglês.
      Sugerimos que faça o espanhol para evitar problemas.
      Quanto ao atestado, é necessário ser no idioma do país que irá visitar e verifique se há alguma restrição de entrada antes de levá-la.
      Boa sorte!

  4. Precisa de quarentena para levar o pet para o Chile ?

    1. Olá Amanda, seja bem-vinda!
      Não precisa, apenas o que está sendo citado neste artigo.

  5. Gerson Tontini disse:

    Olá Amanda. Estou planejando uma viagem terrestre do Brasil ao sul do Chile, e devo ficar lá por seis meses. Devemnos ficar em torno de 15 dias no traslado, passeando pela Argentina. Aqui ficou a grande dúvida: Como passarei pela Argentina, emitindo os documentos pelo Brasil, e estando mais de 15 dias na Argentina, ficam ainda válidos?

    Obrigado

    1. Olá, seja bem-vindo.
      Primeiro de tudo, você só pode ficar em um país como turista por 90 dias, é bom verificar isso também.
      Segundo, seu pet irá precisar da autorização para os dois países e infelizmente não sabemos como funciona a tramitação na Argentina.
      Boa sorte e voa viagem!

  6. Ola, obrigada pelas informações. Estou indo com minha cachorrinha de 15 anos para o Chile. Pode ser feito tudo em portiguês ou tenho que traduzir?
    Muito obrigada

    1. Não encontramos em nenhum lugar a exigência de precisar ser feito em espanhol. No entanto recomendo fortemente que faça isso, pois qualquer coisa pode ser motivo para barrarem a sua entrada.
      Outra coisa importante, verifique com a companhia aérea se o seu pet está apto para viajar.
      Li em algum lugar que tem algumas cia aéreas que limitam uma idade máxima e em algumas situações exigem alguns documentos extras dos veterinários.
      Faça tudo com antecedência para não correr o risco de ser impedida de embarcar.
      Boa sorte e boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *