Vinícola Concha y Toro: Tradição e qualidade do Chile para o Mundo

A vinícola Concha y Toro é certamente a mais conhecida do Brasil e muito provavelmente em todo o mundo. Por ser uma das mais respeitadas vinícolas do Chile e estar presente em mais de 145 países.

Situada na região do Vale do Maipo, a cerca de 1 hora de carro da cidade de Santiago, a Concha y Toro foi fundada em 1883 por Don Melchor de Concha y Toro.

Apesar do seu crescimento, se mantém fiel às suas tradições e valores, produzindo vinhos de alta qualidade que representam a diversidade e a riqueza dos terroirs chilenos.

Vai viajar para o Chile? Então continue com a leitura e saiba mais sobre a Concha y Toro e suas atividades no Chile!

Veja também: Comida típica chilena: Conheça o La Piojera da chirrollana à origem da bebida terremoto

Como começa a história da Concha y Toro

A história da Concha y Toro começa com a visão empreendedora de Don Melchor Concha y Toro, um homem visionário que percebeu o grande potencial das terras do Vale do Maipo para o cultivo de uvas de qualidade.

Com o passar dos anos, a vinícola foi crescendo e se consolidando como uma referência no mercado vinícola chileno e internacional.

Atualmente, a Concha y Toro é uma das maiores produtoras de vinhos do mundo, exportando seus produtos para mais de 145 países.

A vinícola possui mais de 10.000 hectares de vinhedos, distribuídos em diferentes regiões do Chile, que permitem a produção de vinhos de diferentes estilos e variedades.

Leia também: Vinícola Santa Cruz: Desgustação de vinho e teleférico são atrações!

Visitação à Concha y Toro

A visita à Concha y Toro é uma das experiências mais memoráveis que um apreciador de vinhos pode ter. Durante o tour monitorado, é possível conhecer a história da vinícola, os vinhedos e a produção de vinhos.

Além disso, há uma degustação de vinho incluída no pacote que oferece alguns dos melhores rótulos produzidos pela Concha y Toro.

E por falar em visita, há diferentes tipos de visitas, dependendo do interesse do visitante e do tempo disponível. Veja as opções e escolha a sua:

Visita Concha y Toro

Esta é a visita básica, que inclui um tour pelos jardins, os vinhedos e a adega, além de uma degustação de três vinhos premium.

Como não somos conhecedores de vinho, essa foi a que nós escolhemos e valeu muito a pena!

Duração de 70 minutos com custo de 20.000 pesos chilenos

Marques de Casa Concha Wine Bar

Este tour inclui uma degustação de quatro vinhos premium, acompanhados por queijos e frutas secas, em um ambiente sofisticado.

Duração de 100 minutos com custo de 30.000 pesos chilenos

Experiência de Aroma

A a segunda experiência mais completa é oferecida no Experiência de Aroma, que inclui um tour pelos jardins, os vinhedos e a adega, além de uma degustação de seis vinhos premium, acompanhados por queijos e pães.

Duração de 120 minutos com custo de 30.000 pesos chilenos

Vinhos Finos

Neste tour é feito uma combinação de passeio pelo vinhedo e degustação de quatro variedades das linhas Ultra Premium e Icon.

Toda a experiência é guiada por um sommelier e acompanhada de seleção fina de queijos.

Duração de 100 minutos com custo de 35.000 pesos chilenos

Tour Coleção da Adega

Com uma curadoria exclusiva de vinhos Celler Colleciton, são oferecidos os mais renomados e prestigiados terroirs da vinha da Concha y Toro.

Nesta experiência, a degustação é realizada na Casona de Don Mechor de Concha y Toro com vinhos centenários da empresa.

Duração de 120 minutos com custo de 75.000 pesos chilenos

Os interessados podem fazer a reserva diretamente no site oficial da empresa, sem precisar por intermediários.

Leia também: Vinhos chilenos bons e baratos para trazer na mala

Onde fica a Concha y Toro?

Como citamos no início deste artigo, a vinícola Concha y Toro fica a apenas 1 hora de Santiago (de carro), em Pirque, no Vale do Maipo. Entretanto, é possível chegar de outra forma.

Se você estiver em Santiago e não quiser ter trabalho, pode contratar uma agência de turismo para organizar o seu tour, ou então alugar um carro no Chile pode ser a segunda opção.

É importante ressaltar que para aproveitar melhor o passeio na vinícola Concha y Toro é recomendável planejar um dia inteiro para a visita.

Como chegar na Concha y Toro de transporte público?

Supondo que você quer economizar e não quer nem alugar um carro e nem contratar um serviço de agência de turismo, a outra opção é usar o transporte público.

Para fazer este trajeto será necessário seguir as seguintes coordenadas:

  • Pegar a linha 4 do metrô de Santiago em direção a Puente Alto,
  • Seguir até a estação Las Mercedes.
  • Lá, dirija-se à saída “Concha y Toro Poniente”.
  • Deste ponto, tome um Uber ou o ônibus. Assim, você chega na porta de entrada da Vinícola.

Ressaltamos que as informações que temos sobre o ônibus no local é que a frequência é baixa e pode ser que leve um pouco mais de tempo aguardando a sua chegada.

Qual é a melhor época para visitar Concha y Toro?

A melhor época para visitar a Concha y Toro no Chile vai depender muito do que você está procurando, pois a experiência muda muito conforme a estação e o que desejar fazer por lá.

Mas em geral, a melhor época para visitar a Concha y Toro é de setembro a abril, quando o clima é mais quente e seco.

Aqui estão algumas informações para ajudá-lo a decidir!

Informe-se sobre o Clima

O clima no Chile varia muito, dependendo da região. A Concha y Toro está localizada em Santiago, que tem um clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos suaves e úmidos.

Durante o inverno não será possível ver as vinhas verdinhas e carregadas de uvas, então se você busca um cenário com cores vivas, busque o verão ou primavera.

Participar da colheita da uva

Se você estiver interessado em ver a colheita das uvas, a melhor época para visitar é de março a maio. Durante esse período, a Concha y Toro oferece tours especiais que incluem a colheita das uvas e degustações especiais.

Alta temporada de verão

A alta temporada de verão no Chile é de dezembro a fevereiro, quando muitas pessoas estão de férias. Se você preferir evitar as multidões, pode ser melhor visitar a Concha y Toro fora desse período.

Dias da semana são sempre melhores

A Concha y Toro está aberta todos os dias, mas os fins de semana tendem a ser mais movimentados do que os dias da semana. Se você quiser evitar as multidões, pode ser melhor visitar durante a semana.

Vale a pena comprar vinho da Concha y Toro na vinícola?

Sim, pode valer a pena comprar vinho chileno da Concha y Toro na vinícola, especialmente se você é um amante da bebida ou está procurando por um souvenir especial de sua visita à vinícola.

Ao comprar na vinícola, você terá acesso a uma ampla seleção de vinhos, incluindo aqueles que podem não estar disponíveis em lojas especializadas ou supermercados.

Além disso, a vinícola pode oferecer preços especiais ou descontos em certas garrafas de vinho para visitantes da vinícola, mas não é regra.

Se você está disposto a pagar um pouco mais pelos vinhos e deseja ter uma experiência completa na vinícola, vale a pena considerar a compra de vinho na Concha y Toro.

Caso contrário, se o preço for uma consideração importante para você, pode ser mais vantajoso procurar por vinhos da vinícola em lojas especializadas.

Aproveite para ler também: Cousiño Macul: A vinícola mais próxima de Santiago do Chile

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *