Conheça o Pisco Sour do Chile e outras 3 bebidas típicas

Você já ouviu falar em pisco sour do Chile? E em mote con huesillos? É bom então você começar a se familiarizar com algumas bebidas e comidas típicas do Chile se está pensando em viajar para esse destino.

Nós do Blog Tem No Chile ajudaremos você nesta missão, principalmente quanto o assunto for bebida!

Vamos combinar que nós amamos falar sobre gastronomia e não vamos negar que a culinária local do destino tem um grande peso na nossa decisão de viajar.

Agora uniremos o útil ao agradável, vamos apresentar alguns artigos sobre a gastronomia chilena para que você mate sua curiosidade e veja o que vale a pena experimentar ou passar.

Prepare-se que hoje você vai conhecer as quatro bebidas mais apreciadas no Chile, depois do vinho. É claro!

  1. Pisco Sour
  2. Mote con huesillos
  3. Terremoto
  4. Borgoña

Pisco Sour: a caipirinha do Chile

É isso mesmo que você acabou de ler, o pisco sour do Chile é considerada a caipirinha nacional. É feita de  aguardente de uva e limão.

Estamos dando bastante ênfase na questão Pisco Sour Chile, porque a mesma bebida também é feita no Peru, mas de outra forma.

Nós não chegamos a experimentar este drink, mas dizem que a principal diferença entre o pisco do Peru e do Chile, é que a peruana usa ovo enquanto a chilena não usa esse ingrediente.

No entando, pesquisando para escrever este artigo, vimos que existem receitas no Chile que levam ovo.

E a bebida é tão importante culturalmente que virou motivo de disputa entre os dois países para ficar com o título de criador do pisco.

O que se sabe é que o Peru tem tanta convicção que a criação é deles que existe um museu nacional, na cidade de Cusco, com um bar que conta a história do drink.

Existem piscos sour industrializados à venda em qualquer mercado de Santiago, com preços e qualidades bem variadas. A marca mais conhecida é a Pisco Capel e é facilmente encontrada à venda no Brasil.

pisco sour chile
O pisco sour do Chile é tão famoso quanto a nossa caipirinha. Feito de aguardente de vinho e suco de limão. Foto: Quero ser bartender.

Leia também: 10 Melhores lugares para comer no Chile: Conheça os restaurantes mais famosos, os sofisticados e baratos de Santiago

Rota do Pisco

A Ruta del Pisco ou Rota do Pisco em português, é uma atração turística criada em 2003 pela Capel e Mistral, as duas principais produtoras da bebida no país.

Elas abriram suas destilarias para receber os turistas que desejam experimentar as diferentes formas de degustar o pisco.

No local também existe o Museu do Pisco, lojas e restaurantes, mas não se anima tanto não! A distância da destilaria é de 5 horas de carro ou pegar um voo para La Serena. Chegando na cidade, você estará a 45 minutos da Capel e a duas horas da Mistral.

Pode ser um roteiro interessante para conhecer, se você é um apreciador de bebidas e curte novidades.

Leia também: Melhores Vinícolas do Chile: Top 5 para visitar!

Mote con huesillos

O mote con huesillos é uma não alcoólica que está muito presente na vida dos chilenos. Você encontra praticamente em cada esquina e principalmente nos pontos turísticos. 

Nós experimentamos e vamos tentar descrever a sensação, porque é diferente de tudo o que já experimentamos na vida!

O mote con huesillos é uma bebida extremamente doce, melada e gelada. É uma bebida que você também come…rs

Porque huesillos são grãos de trigo que são cozidos em água com açúcar e canela, misturados ao suco de pêssego e a fruta que também foi cozida e é servida inteira dentro do copo.

A bebida é servida bem gelada, com 1/3 do copo com os grãos de trigo, a fruta no meio e o líquido. É oferecida uma colher para que você coma enquanto bebe.

mote con huesillos chile
Mote con huesillos é uma bebida típica chilena de rua. Você encontra em todos os lugares é extremante doce e sacia a fome. Foto Wikipedia.

A sensação é estranha, mas é gostoso! Sem contar que alimenta e refresca, acho que esse é o ponto alto do mote con huesillos.

Sobre o sabor, não conseguimos garantir que você sentirá o gosto do pêssego porque o açúcar toda conta de tudo. Mas se você está no Chile e quer vivenciar toda a cultura e a gastronomia chilena, vale experimentar.

Nós escolhemos comprar no alto do Cerro San Cristóbal, um dos pontos turísticos que você precisa conhecer no Chile!

Aproveite para ler o artigo que conta qual é a  Melhor época para viajar para o Chile. Descubra um país que oferece mais do que Inverno

Bebida Terremoto

Em busca da razão pela qual uma das bebidas mais populares do Chile chama terremoto, encontramos duas versões diferentes.

A primeira é que a bebida terremoto foi criada após um grande tremor de terra no Chile, no ano de 1985 e virou a principal atração do bar La Piojera, que aliás em tradução literal chama-se A Espelunca!

Ela é uma das preferidas dos chilenos para comemorações as festividades chilena, a chamada Fiestas Patrias, ou Dieciocho.

A segunda versão é que dois jornalistas alemães que registravam os acontecimentos de tremores de terra no Chile experimentaram a bebida e que ao levantar sentiram o efeito parecido com a de um terremoto. Neste momento o alemão disse – Isso sim é um terremoto!

Não sabe-se ao certo qual das duas versões é verídica, porém o que se sabe é que La Piojera existe desde 1896 e que lá ainda é o lugar mais procurado para experimentar o Terremoto.

Nós fomos conhecer esse terremoto e achamos bem interessante essa mistura, para acompanhar pedimos uma chorrillana.

Está curioso para saber como é a bebida a bebida terremoto?

Tradicionalmente vendida em um copo de plástico de 400 ml, é uma mistura bifásica de vinho branco, sorvete de abacaxi, fernet e granadina.

Bebida terremoto chile
Mais uma bebida muito diferente consumida no Chile é o terremoto, nesta é misturado sorvete de abacaxi. Foto: Hernán Castro.

E para matar a curiosidade do La Piojera, confira as fotos que separamos para você!

A entrada do La Piojera

bar la piojera santiago chile
Porta de entrada do La Piojera, local tradicional onde foi criada a bebida terremoto. Foto site oficial do La Piojera.

Dentro do La Piojera

La piojera chile
Vista interna do bar La Piojera em Santiago do Chile.

O bar fica próximo do Mercado Central de Santiago, na Aillavilú nº 1030 e funciona de domingo a sábado do meio dia até a meia noite.

Ahhh, o terremoto no La Piojera custa $3.300 pesos e a recomendação das comidas são empanadas, chorrillana e o mechada.

Leia também: Conheça 4 lugares diferentes para comer no Chile

Borgoña

Uma bebida tradicionalmente consumida nas festas natalinas, o Borgoña é a base de vinho, morango picado, açúcar  e gelo moído. Lembra um pouco o ponche e é muito fácil de preparar.

Para fazer um borgoña basta picar o morango, deixar ele mergulhado no açúcar até virar uma calda, depois é só misturar o vinho e o gelo moído.

Em algumas regiões do país a borgoña também é consumida nos festejos da pátria e no verão!

bebida borgoña
O Borgoña é uma bebida que os chilenos tomam durante o verão e em algumas festividades. Foto: Gourmet CL

As pessoas costumam recomendar o Bar e Restaurante El Quitapenas, que fica na Av Recoleta nº 1485 para tomar o borgoña e também apreciar outras comidas chilenas.

Como o bar fica em frente ao cemitério, contam que é um local que as pessoas buscavam após o enterro de seus entes para “afogar as mágoas”.

Com os anos o El Quitapenas também virou recanto dos torcedores do Colo-colo, time fundado em 1925 e que tem fortes relações com o lugar.

Considerações Finais

Viu como nem só de vinho vive o Chile! Trouxemos para você quatro novas opções de bebidas que você precisa conhecer quando fizer sua viagem ao Chile. 

Começamos pelo Pisco Sour do Chile, uma bebida muito diferente, que leva ovo e é considerada a caipirinha dos chilenos. Depois falamos da curiosa bebida Mote con huesillos, que não é alcóolica e mistura suco de pêssego, fruta in natura e grãos de trigo.

Passamos pela tradicionalíssima Terremoto e o bar tradicional La Piojera onde a bebida foi criada e finalizamos com uma bebida muito familiar chamada de Borgoña. 

Aproveite para fazer turismo gastronômico no Chile e expanda suas experiências degustativas!

Veja também: Vinícola Montes: Um passeio pelos vinhedos mais bonitos do Chile

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima