A vinícola Santa Cruz não é uma das mais antigas, mas já conquistou seu espaço entre os renomados vinhos chilenos. Localizada no Vale de Colchagua, a cerca de 180 km de Santiago, pode ser uma das opções mais próximas para visitação.
Fundada em 2003, a propriedade se estende por mais de 1200 hectares de vinhedos e é um importante destino turístico, com atrações para todos os gostos.
Se está pensando em viajar para o Chile, lembre-se de que para tudo sair como esperado é preciso fazer um planejamento de viagem e incluir roteiros, previsão de gastos e como se locomover.
Leia também: Vinhos chilenos bons e baratos para trazer na mala
História da vinícola Santa Cruz
A história da vinícola Santa Cruz começa em 2002, quando Carlos Cardoen, empresário chileno com experiência em produção de vinhos, decidiu investir na região de Colchagua.
Ele comprou uma propriedade com mais de mil hectares e começou a plantar vinhedos de variedades como Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot e Carmenere.
Em 2003, a vinícola Santa Cruz começou a produzir seus primeiros vinhos, com a ajuda do renomado enólogo francês Michel Rolland. Desde então, a vinícola tem investido na produção de vinhos de alta qualidade, combinando tradição e inovação.
Veja também: Conheça o Pisco Sour do Chile e 3 outras bebidas típicas
Reconhecimento de vinhos de alta qualidade
A vinícola Santa Cruz é conhecida por produzir vinhos de alta qualidade e isso se justifica pelo fato da propriedade ter vinhedos em diferentes altitudes, o que permite o cultivo de uma grande variedade de uvas.
Além disso, os vinhos são produzidos com técnicas tradicionais, como a fermentação em barris de carvalho francês, e são envelhecidos em caves subterrâneas.
Qualidade dos vinhos e premiações
A propriedade Santa Cruz produz vinhos tintos, brancos e espumantes, todos elaborados com uvas selecionadas e com um cuidado especial em todas as etapas da produção, o que lhe garantiu reconhecidos e prêmios em concursos internacionais.
Entre os vinhos mais famosos da vinícola estão:
- Santa Cruz Cabernet Sauvignon;
- Santa Cruz Syrah ;
- Santa Cruz Carmenere.
Além disso, a vinícola também produz vinhos premium, como o Santa Cruz Limited Edition.
Leia também: Cousiño Macul: A vinícola mais próxima de Santiago do Chile
Atrações para quem visita a propriedade
Além da produção de vinhos de alta qualidade, a vinícola Santa Cruz é um importante destino turístico. A propriedade oferece diversas atrações para quem visita o local que apresentaremos a seguir:
Passeios pelos vinhedos
Os visitantes podem fazer passeios guiados pelos vinhedos, conhecendo mais sobre as variedades de uvas cultivadas na propriedade e aprendendo sobre as técnicas de produção de vinhos.
Degustação de vinhos
É oferecido aos visitantes uma degustações de seus vinhos, permitindo que os visitantes conheçam os diferentes rótulos e sabores.
Museu do Vinho e do automóvel
Na própriedade da vinícola Santa Cruz ainda há um museu dedicado à história do vinho no Chile e em todo o mundo, com exposições de artefatos relacionados à produção de vinho e à cultura vinícola.
Passeio de Teleférico
A vinícola Santa Cruz possui um teleférico que leva os visitantes do centro da propriedade até o topo de uma colina, oferecendo uma vista panorâmica do Vale de Colchagua.
Esse é um diferencial entre todas as vinícolas que existem nas próximidades de Santiago e vale a pena considerar a visita.
Passeio de Carruagem
Também é possível passear entre o vinhedo usando uma carruagem que percorre diferentes partes do nosso campo. Os monitores ao longo do trajeto vão explicando as diferentes castas que são cultivadas para fazer os vinhos Santa Cruz.
O passeio dura 25 minutos e custa 10.000 pesos, cerca de R$ 60,00.
Passeio de bicicleta
Passeie de bicicleta pelas trilhas rodeadas de vinha, corredores biológicos e albufeira onde poderá observar peixes e aves típicas.
Além disso, ainda é possível ver animais selvagens da região, como a raposa chilena, o quique, o chingue, entre outros em um passeio de 3 horas.
Para aproveitar esta atração da vinícola Santa Cruz é necessário fazer reserva e pagar 12.000 pesos.
Leia também: City Tour em Santiago com guia de turismo, vale a pena?
Hospede-se na Vinícola Santa Cruz
Você sabia que é possível ficar hospedado na propriedade da Vinícola Santa Cruz? Pois acredite, o lugar é tão bem planejado que além de todas as atrações, a vinícola ainda oferece serviço de hotel e transfer.
O hotel tem o mesmo nome da vinícola e café da manhã, acesso a piscina, sauna, spa e até pacotes turísticos com excursões.
Ahhh e para quem viaja com pet, saiba que o hotel é pet friendly e há sempre promoções nas diárias meses entre março e maio.
Para mais informações é importante consultar o site da vinícola Santa Cruz.
Aproveite para conhecer as 17 Dicas úteis que você precisa saber antes de chegar no Chile
Oi, eu sou a Fabiana Camilo! Sou jornalista, turismóloga e pós graduada em marketing digital. Há 20 anos trabalho nos mais diferentes canais de comunicação. Desde 2016 me dedico em mostrar que o turismo pode ser acessível a todos, bastar ter as dicas corretas e se planejar.