Você sabe o que é um Café Con Piernas? Tomar um café em Santiago do Chile pode ser muito mais inusitado e curioso do que jamais um brasileiro foi capaz de imaginar.
Criado há cerca de 50 anos, o Café Con Piernas é um estabelecimento tradicional de Santiago do Chile que para os desavisados pode parecer uma cafeteria comum, mas que ao entrar percebe-se algumas peculiaridades.
O café certamente não é o ponto alto do Café Con Piernas, mas sim as atendentes que por trabalharem com uniformes curtos, onde as pernas ficam à mostra, chama mais atenção do que a qualidade da bebida em si.
Contam que os primeiros Cafés Con Piernas foram inaugurados no centro antigo de Santiago e que a moda começou no Café Haiti, no Café Caribe e no Café Brasil, que têm lojas no centro até hoje.
Com o passar do tempo, outras versões do café foram criadas e as roupas curtas foram substituídas por biquínis e apresentações próximas de strip-tease. Algumas inclusive com programação de “balada”.
LEIA TAMBÉM: Paseo La Villa em Santiago é um pedacinho da Inglaterra no Chile || Conheça 4 lugares diferentes para comer no Chile || Cerro Santa Lucía em Santiago: O monte do castelo e chafariz de Netuno
Qual a diferença entre o Café Con Piernas e os Cafés Beat
Enquanto o Café Con Piernas tradicional é um ambiente aberto, com vitrines de vidro e as pessoas ficam visíveis, os outros modelos de cafés lembram boates.
O que as duas têm em comum? Em nenhuma das duas o visitante é convidado a se sentar, isso quer dizer que você não encontra bancos, cadeiras ou mesas para que as pessoas se acomodem.
O Café Con Piernas muito provavelmente porque era para ser uma experiência rápida, já que o conservadorismo chileno ainda acredita que mulheres de roupas curtas devem ser olhadas com escândalo.
O que deve obrigar os visitantes a serem rápidos para não serem vistos ou pegos lá durante sua visita!
Já os modelos novos, muito provavelmente o motivo da falta de banco seja porque eles lembram pistas de dança. Lá também oferecem bebidas alcoólicas em seus cardápios.
LEIA TAMBÉM: Cousiño Macul: A vinícola mais próxima de Santiago do Chile || Melhor época para viajar para o Chile. Descubra um país que oferece mais do que Inverno || Como comprar passagem aérea barata? Confira as 5 melhores dicas!
Nós passamos em frente aos dois modelos e o Café con Piernas para nós que viemos de um país onde as mulheres andam livremente com suas roupas curtas, não vimos nada demais.
Viaje tranquilo pelo Chile! Não deixe de contratar um seguro de viagem. Compare e compre o seu na Seguros Promo. Clique em “cotar” e saiba quanto custa proteger sua viagem.👇
Entrar ou não entrar em um Café Con Piernas ou Café Beat?
Sim, essa é uma pergunta que você turista irá se fazer assim que chegar ao Chile e se deparar com um desses estabelecimentos, o Café Con Piernas ou Café Beat.
Na verdade, para homens pode parecer mais fácil de entrar e passar pela experiência do local, mas não funciona da mesma maneira com as mulheres.
No Café Con Piernas, por ser aberto não acredito que seja um problema, apesar dos olhares masculinos para você ao entrar no recinto. Chegamos a parar na porta de um deles e desistimos.
Os olhares masculinos parecem dizer para nós que ali não é o nosso lugar e sim, incomoda! Sinceramente, não vi nada demais e tomaria um café sem problema algum.
Aliás sim, um problema! Sem bancos ou cadeiras fica difícil fazer o que gosto, que é curtir um cafézinho apreciando o lugar com calma.
Já o Café Beat, a entrada parecia meio sinitra e realmente não vimos mulheres entrar no local. O que me deixou realmente preocupada por entrar e causar constrangimento nos homens e aborrecer as moças que trabalham lá.
Veja como é o Café Con Piernas através dos olhos de uma brasileira que mora no Chile
Convidamos a fotográfa brasileira Sharlene Oliveira, que mora em Santiago há quase 4 anos, para nos contar como foi a sua experiência ao conhecer o Café Con Piernas e ela generosamente deu todos os detalhes.
“Estávamos passeando no centro de Santiago, era o nosso primeiro dia de viagem (na época viemos para o Chile por três dias, para assinar o contrato de trabalho) e fomos conhecer o Centro de Santiago.
Na parte da tarde, bateu aquela vontade de parar em uma cafeteria para comer um bolo, enfim depois de andar muito entramos em uma cafeteria e de cara achei estranho demais não ter mesas e cadeiras.
Percebemos que as pessoas se apoiavam em bancadas no meio de um salão, não tinha balcão com bolos, salgados e isso chamou minha atenção.
Olhei para o meu marido e falei: – Que estranho!
Cheguei a achar que tinha entrado no lugar errado, as atendentes com roupas super curtas, mesmo estando no inverno.
Chamei meu esposo e disse para que a gente procurasse outro lugar, afinal não tinha nada para comer.
Fomos embora e só depois de alguns meses, já morando em Santiago, descobri que na verdade tinha entrando em um Café Con Piernas e que aqui tem vários lugares como esse.
Em alguns as moças apenas servem cafés, já em outros acontecem shows de striper e baladas.”
Considerações Finais
Nossas praias lotadas de mulheres com roupas curtas e biquínis minúsculos fazem o Café Con Piernas parecer uma bobagem, mas cultura é algo que não se questiona, apenas respeita.
O fato das moças estarem de minisaias ou shortinhos não causa nenhum dissabor, mas o desconforto dos frequentadores é muito mais constrangedor do que a “nudez” feminina.
Para quem gosta de experimentar lugares diferentes, vale a pena passar pelas cafeterias para matar a curiosidade. Mas lembre-se que o café expresso custa $ 2 mil pesos e é somente o café!
LEIA TAMBÉM: 17 Dicas úteis que você precisa saber antes de chegar no Chile || Cartão Wise: Dica de como levar dinheiro para viagem ao Chile || Quanto se gasta por dia em Santiago do Chile. Descubra!
Oi, eu sou a Fabiana Camilo! Sou jornalista, turismóloga e pós graduada em marketing digital. Há 20 anos trabalho nos mais diferentes canais de comunicação. Desde 2016 me dedico em mostrar que o turismo pode ser acessível a todos, bastar ter as dicas corretas e se planejar.
Esclarecedor!!!!!
Estávamos em Santiago na semana passada, tempo chuvoso e frio, bateu uma vontade de um café e entramos no Café Haiti, como estava frio as meninas estavam de legging, porém muito sensuais, nosso primeiro comentário foi “entramos em um lugar suspeito”.
O café era bom e quanto ao preço é pagável já que no Starbucks custa 20,00 um expresso.
Oi Hyader, muito obrigada pelo seu comentário. Ajuda a esclarecer dúvidas de outros leitores e também nos deixa atualizados de como está o funcionamento desses estabelecimentos.
Volte mais vezes e aproveite para ler outros conteúdos no nosso blog!