Torres del Paine é um destino certo para os turistas que buscam paisagens exuberantes no Chile. Localizado no Sul do país, é considerado um dos lugares mais bonitos da Patagônia.
Se você vai viajar para o Chile e ficará em Santiago, saiba que Torres del Paine é longe da capital chilena, pois sua localização fica extremo sul do país.
Os amantes de turismo de aventura buscam no Parque Nacional Torres del Paine podem encontrar as seguintes características no local:
- Paisagens impressionantes;
- Montanhas majestosas;
- Geleiras;
- Rios;
- Lagos cristalinos.
Tudo isso acaba fazendo deste destino o lugar perfeito para os amantes da natureza e entusiastas da aventura.
Localização e acesso
Para chegar em Torres del Paine saiba que você deve procurar no mapa o lugar mais ao Sul do Chile, pois esse ponto turístico fica localizado na região de Magallanes e da Antártica Chilena, cerca de 3.000 km ao sul de Santiago.
O acesso mais comum é através do aeroporto de Punta Arenas, a cidade mais próxima, onde se pode alugar um carro ou contratar um serviço de transfer.
Lembre-se que por ser um parque nacional, há várias entradas e os visitantes podem escolher qual entrada usar de acordo com a sua rota. O site oficial fornece informações precisas para ajudar na localização.
LEIA TAMBÉM: Conheça Chillán e Nevados de Chillán no Sul do Chile
Acomodações e hospedagem
Por ser uma região turística, o entorno do parque oferece diversas opções de acomodação, desde acampamentos até hotéis luxuosos.
As opções de hospedagem são variadas e se adaptam a diferentes orçamentos e preferências, faça um planejamento de viagem para o Chile levando em consideração essas características.
Há acampamentos públicos no parque, assim como acampamentos privados com serviços completos. Há também cabanas e refúgios que oferecem refeições e serviços de guia.
Leia também: Nevados de Chillán: A Estação de Esqui fora da rota turística!
Atividades e trilhas
Conforme comentamos no início deste artigo, Torres del Paine oferece diversas atividades ao ar livre e entre elas estão:
- Caminhadas;
- Passeios a cavalo;
- Caiaque;
- Pesca;
- Escalada.
As trilhas são o ponto alto do parque, e há muitas opções para diferentes níveis de habilidade, as mais populares incluem o Circuito W, que leva cerca de 4-5 dias para completar, e o Circuito O, que leva cerca de 8-10 dias para completar.
Há também trilhas mais curtas, como a trilha para a base das Torres del Paine, que leva cerca de 5 horas, por isso esteja preparado fisicamente para este passeio.
Veja também: As 10 Principais cidades turísticas do Chile e suas atrações!
Flora e fauna
Diferente de tudo o que vemos no Brail, o parque nacional de Torres del Paine é conhecido por sua flora e fauna diversificadas.
A região é o lar de animais como guanacos, pumas, raposas e condores. As florestas incluem espécies como lengas e coihues, enquanto a estepe patagônica tem gramíneas e arbustos.
Há também muitas espécies de flores e plantas silvestres na região como o arbusto pré-andino que ocupa a maior parte da superfície do parque, presente em planaltos e planícies.
A floresta decídua de Magalhães composta por comunidades arbóreas, principalmente Lenga (Nothofagus pumilio).
O estepe patagônico que cobre as planícies e planaltos da região. Caracterizado pela presença de arbustos prostrados, almofadas de plantas e pastagens.
Leia também: As 10 Principais cidades turísticas do Chile e suas atrações!
Atrações turísticas próximas de Torres del Paine
Além de Torres del Paine, a região de Magallanes e da Antártica Chilena tem muitas outras atrações turísticas, como o Estreito de Magalhães, o Parque Nacional Los Glaciares, o Canal Beagle e a cidade de Ushuaia, na Argentina.
Os visitantes podem combinar várias dessas atrações em um itinerário de viagem completo pela Patagônia e experimentar um turismo muito mais naturalista e menos urbano.
Aproveite para ler mais sobre o Custo de vida no Chile. Será que é barato? Descubra!
Oi, eu sou a Fabiana Camilo! Sou jornalista, turismóloga e pós graduada em marketing digital. Há 20 anos trabalho nos mais diferentes canais de comunicação. Desde 2016 me dedico em mostrar que o turismo pode ser acessível a todos, bastar ter as dicas corretas e se planejar.