Pablo Neruda é um dos poetas mais renomados da história do Chile e um ícone da literatura latino-americana. Além de sua grande contribuição para a literatura, ele também foi uma figura política importante no país.
Se você é um fã da poesia ou está interessado em aprender mais sobre a cultura chilena, existem vários lugares em Santiago que são fundamentais para visitar durante sua viagem ao Chile.
Confira abaixo algumas dicas de passeios culturais para conhecer mais sobre Pablo Neruda e sua importância para o Chile.
Leia também: O que levar na mala para Santiago do Chile no outono
Casa Museu La Chascona
Localizada no bairro boêmio de Bellavista, em Santiago, a Casa Museu La Chascona é uma das três casas-museus de Pablo Neruda.
Ela foi construída como um presente para sua amante Matilde Urrutia, e o nome “La Chascona” significa “mulher de cabelos desgrenhados”, apelido dado por Neruda a Matilde.
A casa abriga uma grande coleção de objetos pessoais de Neruda, como pinturas, fotografias e obras de arte, além de uma vista deslumbrante do bairro Bellavista.
Veja também: Entenda a diferença entre Farellones e Valle Nevado
Casa Museu La Sebastiana
A Casa Museu La Sebastiana, localizada em Valparaíso, cidade portuária a cerca de 1h30 de Santiago, é outra das casas-museus de Pablo Neruda.
Ela é conhecida por sua arquitetura única e sua localização privilegiada, com vista para o mar e para a cidade. A casa foi adquirida por Neruda em 1959 e abriga uma coleção de objetos pessoais do poeta, como esculturas, móveis e obras de arte.
Leia também: Cartão Wise: Dica de como levar dinheiro para viagem ao Chile
Casa Museu Isla Negra
Situada em uma pequena cidade no litoral chileno, na província de San Antonio, a cerca de 120 km a oeste de Santiago, essa casa museu era o refúgio de Neruda durante os verões.
Lá, é possível encontrar uma coleção de conchas e garrafas que ele colecionava, além de seus escritos e objetos pessoais.
Veja também: Quanto se gasta por dia em Santiago do Chile. Descubra!
Biblioteca Nacional do Chile
A Biblioteca Nacional do Chile foi fundada em 1813 e é a biblioteca mais antiga do país. Ela abriga uma grande coleção de livros, mapas, jornais e documentos históricos, incluindo alguns relacionados a Pablo Neruda.
A biblioteca também possui uma seção de livros raros, incluindo a primeira edição de “Canto General”, um dos livros mais famosos do poeta.
Leia também: Dinheiro no Chile: Descubra a moeda e como aproveitar o melhor câmbio
Por que conhecer mais sobre Pablo Neruda?
Pablo Neruda é um dos grandes nomes da literatura chilena e sua obra é um legado para a cultura do país e do mundo.
Além de seus poemas, sua vida e história também são inspiradoras e emocionantes. As casas museus que levam seu nome são uma forma de manter vivo seu legado e permitir que os visitantes conheçam mais sobre sua vida e obra.
Visitar esses lugares é uma experiência enriquecedora para aqueles que amam a literatura, a cultura e a história é a oportunidade de mergulhar na vida e obra de um dos mais importantes poetas do século XX.
Se você está planejando uma viagem ao Chile, não deixe de incluir esses lugares em seu roteiro cultural.
Leia também: City Tour em Santiago com guia de turismo, vale a pena?
Oi, eu sou a Fabiana Camilo! Sou jornalista, turismóloga e pós graduada em marketing digital. Há 20 anos trabalho nos mais diferentes canais de comunicação. Desde 2016 me dedico em mostrar que o turismo pode ser acessível a todos, bastar ter as dicas corretas e se planejar.