Cordilheira dos Andes: Por que conhecer e como aproveitar?

A Cordilheira dos Andes é uma das maravilhas naturais mais impressionantes do mundo. Com mais de 7.000 km de extensão, passando por toda a costa oeste da América do Sul, é a cordilheira mais longa e alta do planeta.

Mas afinal, porque a Cordilheira dos Andes é tão impressionante e porque você deve colocar ela no roteiro de viagem para o Chile?

Sua beleza natural hipnotiza qualquer pessoa que chega até sua presença, entre as características do local que mais chamam a atenção estão:

  • Montanhas exuberantes;
  • Lagos cristalinos;
  • Geleiras;
  • Vales verdes;
  • Florestas.

O destino também tem a preferência de quem procura turismo de aventura no Chile e ama a natureza.

Se você é um destes perfis de turista, chegou no artigo certo, pois vamos apresentar cinco pontos de interesse que os turistas devem saber sobre a Cordilheira dos Andes.

Leia tambémComo fazer um planejamento de viagem para o Chile? Melhores Dicas!

O que fazer na Cordilheira dos Andes no Chile?

Muitas coisas podem ser feitas nas Cordilheiras dos Andes, desde acampamentos, até turismo de aventura que incluem caminhadas, montanhismo e esqui.

No entanto, separamos cinco assuntos que você precisa saber sobre a Cordilheira dos Andes antes de programar seu passeio. Confira!

Vista privilegiada por conta da altitude

A Cordilheira dos Andes é a cordilheira mais alta do mundo, e muitas das suas montanhas têm mais de 6.000 metros de altura. Isso significa que os turistas precisam estar preparados para lidar com a altitude.

É importante que os turistas bebam muita água, descansam bastante e se aclimatam antes de se aventurar em trilhas ou caminhadas.

O Mal de Altitude é uma preocupação real, por isso é recomendado procurar aconselhamento médico antes de embarcar em uma viagem para a Cordilheira dos Andes.

Lembre-se que Farellones e o Valle Nevado ficam extamente em um ponto da Cordilheira dos Andes e todas as demais Estações de esqui que existem no Chile

Leia tambémNevados de Chillán: A Estação de Esqui fora da rota turística!

Ideal para realização de Trekking

Os entusiastas de trekking vão amar a Cordilheira dos Andes e não a toa, existem muitas trilhas bem estabelecidas na Cordilheira, desde trilhas curtas até trilhas mais longas que podem levar semanas para serem concluídas.

Alguns dos melhores lugares para fazer trekking na América do Sul ficam exatamente na Cordilheira dos Andes no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile, e o Parque Nacional Huascarán, no Peru.

Não faça trilha sem acompanhamento de um guia de turismo especializado, se perder em um lugar como esse pode ser muito perigoso.

Contemplação de geleiras

É também nos arredores da Cordilheira dos Andes que existem diversas geleiras e elas atraem turistas de todo o mundo.

Os passeios incluem caminhadas sobre o gelo e também passeios de barcos entre placas de gelos, mas tudo sobre supervisão de uma agência de turismo confiável.

As mais populares são:

  • Glaciar Grey, no Chile e
  • Glaciar Perito Moreno, na Argentina.

Os turistas podem caminhar sobre as geleiras ou fazer um passeio de barco para vê-las de perto. É uma experiência única e memorável.

Apreciar os melhores vinhos chilenos

Os melhore vinhos chilenos são produzidos no entorno da Cordilheira dos Andes, algumas das vinícolas mais impressionantes do mundo aproveitam o clima e o solo para produzir uvas que só conseguem o ponto exato naquela localidade.

Os turistas podem visitar vinícolas no Chile tanto acompanhados de uma agência, quanto sozinhos. Para isso, basta fazer uma pesquisa sobre aquela que mais interessar e agendar a visita.

A Cousiño Macul é a mais próxima da capital chilena e tem acesso muito fácil de transporte público, o Uber no Chile também pode ser uma alternativa para quem deseja algo mais rápido.

Sobre a cultura andina

Entenda que a Cordilheira dos Andes não é um lugar isolado e que carrega uma rica história e cultura indígena muito rica.

Os turistas podem visitar muitas aldeias e comunidades indígenas para aprender mais sobre sua cultura e modo de vida, mas só faça isso acompanhado de um guia de turismo. Não é educado invadir o espaço de ninguém sem ser convidado!

O serviço da agência estará preparado para levar, ensinar como se comportar e voltar em harmonia com os moradores locais.

Considerações Finais

Com uma paisagem deslumbrante, a Cordilheira dos Andes no Chile oferece uma experiência única para os turistas e até mesmo para o seus moradores.

Planeje conhecer o local e lembre-se de estar vestido adequadamente, dependendo da época do ano é muito frio e há a necessidade do uso de roupas especiais. Alugar roupa de neve em Santiago vai sair muito mais barato do que nos passeios.

Aproveite para conhecer a cultura e a história indígena, elas são fascinantes e oferecem a oportunidade de conhecer mais sobre o modo de vida e a tradição dos povos andinos.

A visita às vinícolas é outra opção interessante, com vinhos deliciosos produzidos na região e que muitas vezes não são comercializados fora do Chile.

A Cordilheira dos Andes no Chile é um destino turístico imperdível para quem busca aventura, natureza, cultura e gastronomia de alta qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *