Calama é uma cidade chilena localizada na Região de Antofagasta, considerada a “Capital do Cobre” devido à sua importante atividade mineradora. Se você está programando conhecer ela durante a sua viagem ao Chile, está no lugar certo!
Neste artigo falaremos tudo sobre Calama e daremos uma sugestão de roteiro para 4 dias de passeios pela região.
Sabemos que a cidade é um destino turístico crescente, com diversas atrações naturais e culturais que atraem visitantes de todas as partes do mundo e este deve ser o motivo do seu interesse.
A sua localização privilegiada no deserto de Atacama, um dos lugares mais áridos do planeta, torna a cidade ainda mais fascinante e misteriosa.
Em meio às dunas e montanhas, Calama é o ponto de partida para quem deseja explorar a região e se aventurar em uma viagem única e surpreendente. Venha descobrir tudo o que essa cidade tem a oferecer!
Dicas do que fazer em Calama
Separamos cinco dicas do que fazer em Calama para quem não montou ainda um planejamento de viagem para o Chile. Confira!
1. Museu Arqueológico de Atacama
O Museu Arqueológico de Atacama é um dos principais museus da região, onde é possível conhecer mais sobre a cultura dos povos pré-colombianos que habitavam a região.
2. Pukará de Lasana
O Pukará de Lasana é um sítio arqueológico que fica a cerca de 70 km de Calama, onde é possível ver ruínas de uma antiga fortaleza inca.
3. Laguna Chaxa
A Laguna Chaxa fica em uma reserva natural onde é possível observar diversas aves típicas da região, além de uma paisagem deslumbrante.
4. Geoglifos de Chug-Chug
Os Geoglifos de Chug-Chug são um conjunto de figuras geométricas, humanas e animais desenhadas no solo do deserto de Atacama, no norte do Chile.
Eles foram criados por povos pré-colombianos há milhares de anos e são considerados um dos mais importantes patrimônios arqueológicos do país.
Localizados a cerca de 60 km a noroeste de Calama, a área dos geoglifos abrange aproximadamente 3.000 hectares e possui mais de 500 figuras, algumas com mais de 100 metros de comprimento.
As figuras foram feitas raspando a superfície do solo para expor o calcário branco abaixo.
5. Vale da Lua
O Vale da Lua é um impressionante vale desértico localizado a cerca de 17 km a oeste da cidade de San Pedro de Atacama, no norte do Chile.
O Vale leva esse nome por causa de sua paisagem lunar, composta por formações rochosas.
Alguns dos pontos mais populares incluem a Pedra do Coyote, um mirante natural com vista para o vale e os impressionantes Penitentes, formações rochosas em forma de agulha que parecem cristais gigantes.
Confira o roteiro de 4 dias para Calama
Se você está precisando de ajuda para criar um roteiro para conhecer Calama, podemos ajudar com algumas ideias. Sugerimos a seguir um cronograma para 4 dias com visita aos principais pontos turísticos da região. Aproveite!
Primeiro dia:
- Visita ao Museu Arqueológico de Atacama;
- Passeio pela cidade para conhecer a arquitetura local e a Plaza de Armas
Segundo dia:
- Viagem até o Pukará de Lasana para conhecer o sítio arqueológico;
- Visita à Laguna Chaxa para observação de aves.
Terceiro dia:
- Passeio aos Geoglifos de Chug-Chug;
- Visita ao Vale da Lua para contemplação da paisagem.
Quarto dia:
- Dia livre para atividades diversas.
Veja como como chegar em Calama
A forma mais comum de chegar a Calama é por meio de avião. O Aeroporto Internacional El Loa recebe voos diários de Santiago e outras cidades do Chile.
Também é possível chegar de ônibus ou carro, porém as estradas são longas e a viagem pode ser cansativa.
Considerações Finais
Se você busca por experiências no deserto do Chile, Calama é um lugar cheio de história e belezas naturais, que merece ser incluído em qualquer roteiro de viagem pelo país.
Além das atrações turísticas, a cidade conta com ótimas opções de hospedagem e gastronomia. Não deixe de conhecer essa região incrível do país.
Oi, eu sou a Fabiana Camilo! Sou jornalista, turismóloga e pós graduada em marketing digital. Há 20 anos trabalho nos mais diferentes canais de comunicação. Desde 2016 me dedico em mostrar que o turismo pode ser acessível a todos, bastar ter as dicas corretas e se planejar.