Aeroporto de Santiago do Chile e a infraestrutura para turistas

O Aeroporto Internacional de Santiago do Chile, também conhecido como Aeroporto de Santiago ou Aeroporto Arturo Merino Benitez, é o principal aeroporto do país e é uma porta de entrada importante para os turistas que viajam para  o Chile.

Neste artigo, discutiremos a infraestrutura do aeroporto, onde comprar chip de internet no Chile para celular, se vale a pena fazer câmbio de real para peso chileno no aeroporto e como chegar ao centro de Santiago.

Leia também: Metrô em Santiago. Veja como economizar com transporte no Chile

Infraestrutura do Aeroporto Internacional de Santiago do Chile

O Aeroporto de Santiago é um espaço moderno e bem equipado. Ele tem um terminal principal com três andares e vários portões de embarque, aliás isso é algo que você deve ter muito cuidado na hora de embarque.

Os portões são longe e é fácil de se perder entre os corredores do aeroporto de Santiago. Mas o benefício disso é que a sua área ampla oferece os seguintes serviços:

  • Lojas;
  • Restaurantes;
  • Caixas eletrônicos;
  • Áreas de espera confortáveis.

Os passageiros também têm acesso a Wi-Fi gratuito em todo o aeroporto, bem como a um centro de negócios com computadores, impressoras e outras comodidades.

Onde comprar chip de celular no Aeroporto de Santiago do Chile

Os passageiros que desejam comprar um chip de celular podem fazê-lo em várias lojas dentro do aeroporto. Algumas das operadoras de telefonia móvel mais populares no Chile incluem:

  • Entel;
  • Claro;
  • Movistar;
  • Wow.

As lojas dessas operadoras vendem chips pré-pagos, planos de dados e telefones celulares. Além disso, existem várias lojas duty-free no aeroporto que também vendem telefones celulares.

Por falar em aparelhos celulares, dizem que vale muito a pena comprar no Chile porque saem mais barato do que no Brasil, entretanto, lembre-se de conferir as regras de importação para não serem barrados na imigração.

Nós já testamos a internet da WOW e da Claro e sem dúvida a da Claro foi infinitamente melhor do que a da WOW, além de ser fácil e intuitiva para fazer recarga e nada burocrática.

Vale a pena fazer câmbio de real para peso chileno no Aeroporto de Santiago do Chile?

Embora o câmbio de moeda seja oferecido no aeroporto, os viajantes podem encontrar taxas mais vantajosas fora do aeroporto.

É aconselhável fazer uma pesquisa antes de trocar dinheiro no aeroporto. Algumas casas de câmbio podem cobrar taxas mais altas e taxas de serviço adicionais.

No entanto, se você precisar de dinheiro em espécie imediatamente, trocar algumas notas no aeroporto pode ser a melhor opção.

Como chegar ao centro de Santiago partindo do Aeroporto Internacional de Santiago

Há várias formas de sair do aeroporto de Santiago para diversas partes do Chile, não somente para o Centro de Santiago, mas daremos sugestões para o Centro, porque em geral é para onde os turistas vão e ficam hospedados.

Táxi

Apesar de ser a opção mais conveniente para chegar ao centro de Santiago partindo do Aeroporto não é a mais recomendada.

Existe uma má reputação entre os motoristas de táxi do Chile com muitos relatos de golpes em turistas e por isso só use se realmente não houver outra opção.

Os golpes mais comuns são:

  • Aumentar o percurso para pagar mais caro na corrida;
  • Colocar taxa adicional para encarecer a corrida;
  • Dar troco errado e até mesmo com nota falsa.

Ainda assim se essa for a única opção, saiba que existem várias empresas de táxi dentro do aeroporto e o custo pode variar de acordo com a distância e a hora do dia.

O custo médio de uma corrida de táxi do aeroporto para o centro de Santiago é de cerca de CLP 20.000, mas não conte com esse valor.

Ônibus

Os ônibus são uma opção mais econômica para chegar ao centro de Santiago do aeroporto. O serviço de transporte público Aeropuerto Express é uma opção popular, com ônibus partindo a cada 10-15 minutos do terminal.

O custo da passagem é de cerca de CLP 1.800 e a viagem até o centro de Santiago pode levar entre 30 e 45 minutos, dependendo do tráfego.

Mas também tem a empresa Turbus, que também oferece ônibus saindo do aeroporto até o Terminal Alameda de domingo a domingo das 05:35 às 23:35 com saídas a cada 15- 20 minutos.

Sábados, domingos e feriados o horário de operação é o mesmo, mas o espaço entre as saídas é um pouco maior, passa a ser de 30 a 40 minutos.

Para encontrar o ponto de saída é só ir no primeiro nível, junto a porta 5 do Aeroporto de Santiago.

Transfer com agência especializada

Tivemos a experiência de usar o serviço de transfer da Transfer Brasil  e recomendamos para quem deseja conforto, pontualidade e segurança.

Eles buscam você no horário do seu voo e te levam até a porta da sua hospedagem. O melhor de tudo, não precisa ser em hotel, até em Airbnb eles levam e buscam passageiros.

A volta é a mesma coisa, uma hora antes do prazo que a companhia aérea exige para estar no aeroporto de Santiago, a Transfer Brasil pega o passageiro e leva até o terminal.

Ao contratar o serviço de transfer da Transfer Brasil o passageiro ganha um chip da Claro e uma caneta de identificação de nota falsa. 

Considerações Finais.

O Aeroporto de Santiago do Chile é uma porta de entrada importante para turistas que visitam o país. O aeroporto é moderno e bem equipado, com várias opções de lojas e restaurantes.

Os passageiros podem comprar chips de celular em várias lojas dentro do aeroporto e há opções para trocar dinheiro em casas de câmbio e diversos prestadores de serviço de locomoção em Santiago.

Lembre-se de ficar atento a sua bagagem, o Chile não é um país violento, mas tem várias ocorrências de furto de malas, bolsas e objetos que são deixados sem vigilância.

Essa é uma dica para qualquer lugar do Chile, inclusive em shoppings, restaurantes e atividades em grupo. Nunca deixe a bolsa pendurada em cadeiras ou solta sobre qualquer lugar.

Leia também: Segurança no Chile: Veja 4 golpes aplicados em turistas e como fugir deles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *