Vai viajar para o Chile no Verão e está em dúvida do que pode fazer fora da temporada de inverno? Saiba que além do turismo gastronômico e cultural, o turismo de aventura no Chile é muito forte.
Entre as atividades mais praticadas estão: caminhadas, rafting, esqui, montanhismo e tantas outras que mostraremos ao longo deste artigo.
Aqui estão sete (07) exemplos de atividades de aventura populares no Chile para você experimentar durante a sua viagem ao Chile. Confira!
Leia também: Pacotes para o Chile 2023: Melhores orçamentos!
1. Trekking
O Chile tem muitas trilhas de caminhada, desde trilhas de uma hora dentro da própria capital, quanto expedições de vários dias.
Em Santiago é possível fazer trekking no Cerro Santa Lucía e no Cerro San Cristóbal. Outros lugares populares para trekking incluem o Parque Nacional Torres del Paine, o Deserto do Atacama e a Patagônia chilena.
A geografia do Chile é tão favorável para essa prática esportiva que o destino foi premiado pela WTA como o Melhor Destino Turístico de 2017, graças às montanhas que percorrem do norte ao sul do país.
Parte desse passeio pode acontecer na região próxima a Antártida e de florestas milenares, sendo o lugar mais meridional do mundo. No site oficial do parque é possível pegar informações e datas para visitação.
2. Rafting
O turismo de aventura no Chile inclui rios com corredeiras, aliás existem alguns muito famosos no país e a relação do povo com o rio é muito próxima.
Os rios do Chile são perfeitos para a prática de rafting, como acontece com frequência no Rio Maipo, nas proximidades de San José, no Rio Trancura e no Rio Futaleufú, já no Sul do Chile.
Existem empresas de rafting que oferecem passeios para todos os níveis de habilidade, inclusive agências de turismo de brasileiros em Santiago. Entretanto, não experimentamos nenhuma para poder validar a qualidade do serviço prestado.
Por isso, antes de tomar a decisão de fazer a contratação de um passeio que envolve esportes radicais, pesquise muito bem a empresa para garantir sua saúde e bem estar durante sua viagem no Chile.
3. Mountain bike
Para realizar a boa prática de Mountain bike, o Chile é imperdível! Seus terrenos arenosos e rochosos são um convite para o esporte em diversos pontos do país.
O norte chileno pode até atrair centenas de turistas para Valle de la Luna Lua ou o Valle de la Muerte, pelo cenário extraterreno.
Entretanto, o que poucos sabem é que tanto o Valle Nevado quanto Nevados de Chillán, populares no inverno, também são point dessa aventura e chegam a realizar competições durante o verão no Chile.
Com isso, competidores e apreciadores do esporte no mundo inteiro viajam ao país procurando por turismo de aventura do Chile.
4. Montanhismo ou escalada
Encontrar turismo de aventura no Chile é muito fácil, como já citamos anteriormente, a própria geografia do país contribui com o desenvolvimento desse segmento.
No Chile existem muitas montanhas para escalar, como: o Aconcágua, o Ojos del Salado e o Volcán Villarrica. Há empresas que oferecem guias para ajudá-lo a escalar essas montanhas de forma segura, não faça nunca sozinho.
5. Surf
Apesar de ter águas congelantes para apreciação de banhistas, o Chile tem algumas das melhores ondas para surf da América do Sul, com praias como Punta de Lobos, El Quisco e Arica.
Três lugares totalmente fora da rota turística convencional que pode render experiências diferenciadas e inesquecíveis.
No verão é comum encontrar escolas de surf que oferecem aulas para todos os níveis de habilidade, faça a pesquisa e avalie se vale a pena experimentar um esporte novo durante a viagem.
Lembre-se de fazer esporte de aventura no Chile apenas sob supervisão de alguém responsável por você e com contrato de seguro viagem para possíveis emergências.
Leia também: Alugar carro no Chile é possível? Será que vale a pena?
6. Canoagem
Outro esporte aquático praticado no turismo de aventura no Chile é a canoagem. Os mesmos rios que servem para o Rafiting oferecem pontos perfeitos para o uso de caiaques.
Para aproveitar a experência de uma navegação tranquila ou cheia de adrenalina, a sugestão é ir até o rio San Pedro, o mais longo em Chiloé. Dizem que a vista das florestas nativas e fauna silvestre são um convite a parte deste lugar.
7. Cavalgada
Tradicionais e muito comuns na cultura chilena, a prática de cavalgada também pode ser incluída no seu roteiro de turismo de aventura no Chile.
A Carretera Austral é a rota preferida para viagens de carro, mas também é a mais escolhida pelos amantes do mountain bike e passeios a cavalo.
Esse trajeto é tão espetacular que certamente muitas fotos que você encontra do Chile pela Internet são tiradas neste lugar.
A Carretera Austral tem 1.240km de extensão, começando em Puerto Montt e indo até a remota Villa O’Higgins, que liga aldeias e comunidades remotas na parte sul do Chile.
Considerações
Não é porque você faz esportes no Brasil que você está apto para realizar sem acompanhamento algum no Chile, lembre-se que existem vários fatores adversos que mudam as características esportivas.
A pressão atmosféricas, o calor e até a falta de umidade podem exercer influência no desempenho do praticamente, seja ele amador ou profissional.
Por esse motivo é recomendado apenas praticar esportes acompanhado de instrutores locais e guias de turismo especializados no segmento.
Oi, eu sou a Fabiana Camilo! Sou jornalista, turismóloga e pós graduada em marketing digital. Há 20 anos trabalho nos mais diferentes canais de comunicação. Desde 2016 me dedico em mostrar que o turismo pode ser acessível a todos, bastar ter as dicas corretas e se planejar.
Thanks!