Neste artigo vamos falar de algo muito importante para um turista, sobre a segurança no Chile! A boa notícia é que o país tem índices de referências comparadas aos países de primeiro mundo, o que torna o destino muito seguro e atrativo para o turismo.
Mais infelizmente não temos boas notícias quando falamos de segurança de despacho de bagagem no aeroporto do Chile. Leia o nosso artigo sobre mala violada no Chile.
Você percebe o quanto é seguro quando caminha pelas ruas e encontra pessoas circulando com seus smartphones e equipamentos de gravação a mostra, sem nenhuma preocupação.
Mas isso não significa que não exista nenhum tipo de perigo. No Chile existem outras riscos para os turistas e iremos mostrar para você quais são e como se proteger.
No Chile, principalmente em Santiago é muito comum ouvir histórias de pessoas sofreram algum tipo de golpe e tiveram prejuízo financeiro por confiar e até mesmo por inocência.
Caso você passe por alguma situação, não deixe de procurar as autoridades chilenas, como a PDI, por exemplo.
Veja a seguir os quatro golpes mais comuns aplicados em turistas brasileiros no Chile.
- Golpe do taxista
- Cédula de dinheiro falsa
- Furto em metrô, bares e restaurantes
- Arrombamento de carros alugados
- Golpe das Ciganas
O Chile está aberto para turismo e começa a flexibilizar algumas regras e requisitos para entrada no país e é natural que essa demanda represada por tanto tempo comece a circular em grande volume. Ainda mais em um período muito próximo da alta temporada de turismo no Chile, a temporada de inverno.
Para que você aproveite essa viagem e a segurança no Chile daremos dicas valiosas para que você evite dores de cabeça com golpistas.
Golpe do taxista no Chile
Infelizmente um prestador de serviço que é extremamente necessário em qualquer viagem pelo mundo, no Chile é preciso ter um cuidado a mais.
Eles são os recordistas em reclamações entre os turistas brasileiros que chegam em Santiago do Chile.
O primeiro contato geralmente acontece na porta do aeroporto, quando o turista é identificado por eles e começa o assédio. O golpe aplicado nos turistas brasileiros por taxistas no Chile geralmente são três:
- O transfer contratado que não chegará ou já partiu;
- Caminho mais longo;
- O troco errado.
Os mesmos cuidados que nós temos no Brasil, devemos ter em Santiago. Por mais seguro que seja o Chile em relação a violência, existem pessoas maldosas em qualquer lugar do mundo.

O golpe do Transfer
Se você parar por alguns minutos na saída do aeroporto e observar o movimento, verá que os taxistas costumam abordar os turistas oferecendo primeiramente o seu serviço, quando percebe que o turista já tem um transfer contratado, eles começa a perguntar qual é a empresa e aí inicia o golpe.
Ela irá dizer que o seu transfer já foi embora, saiu antes da hora marcada ou que não cumprem o horário e muitas vezes nem aparecem. O turista cansado e confuso, muitas vezes cai no golpe e segue destino com o taxista.
Leia também: Empresa de transfer confiável no Chile! Conheça a Transfer Brasil
Caminho errado ou mais longo
Uma vez a bordo do táxi, começa a sequência de golpes que é muito difícil de identificar porque não conhecemos o destino e qualquer caminho que fizerem não será questionado.
Sabendo disso, esses taxistas fazem caminhos errados, pegam engarrafamento ou até mesmo trajetos muito mais longos para chegar ao destino final, ou seja o hotel do turista.
Nem precisamos comentar que os valores ficam astronômicos! Temos relatos de pessoas que quiseram cobrar 3.000 reais em uma corrida que não sairia por 15,00.
Quando percebem que caíram em um golpe, o turista começa a reclamar e o taxista ameaça que irá chamar a polícia. Acuamos, muitos acabam pagando valores absurdos e ficam com essa má lembrança da viagem para o Chile.

Troco errado
Outro golpe muito comum aplicado pelos taxistas do Chile e até em alguns estabelecimentos é o troco errado.
Isso porque muitas vezes a pessoa olha os números e confunde 2000 com 20000, já que as notas não são pontuadas. E sabendo disso, você pode dar uma nota de 20 mil pesos e receber o troco em cima do valor de 2 mil pesos.
Fique atento aos valores e números, sempre que entregar uma nota para pagamento, fale o valor da nota que você está entregando e confirme o valor da conta para quem está te cobrando.

Dinheiro Falso no Chile
Circulam muitas notas falsas no Chile e por isso é bom você estudar as notas do país e memorizar como identificar cada uma delas para não correr o risco de cair no golpe da nota falsa.
No chile o dinheiro é chamado de bilhete e existem 5 notas em circulação, a de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 e 20.000 mil pesos. Suas cores respectivamente são:
- 1.000 pesos verde
- 2.000 pesos roxa
- 5.000 pesos rosa
- 10.000 pesos azul
- 20.000 pesos laranja
As notas de peso chileno possuem duas características muito fáceis de serem identificadas, uma é a marca d’água que contra a luz mostra o busto da personalidade que está nela e ainda o valor da nota e a outra nota que é feita em um tipo plástico, tem uma janelinha transparente que também parece o rosto da figura desenhada na foto.
As notas plásticas ainda mostram um flor que inclinada em um certo ângulo fica verde ou dourada na nota de 1.000 pesos, roxo ao dourado nas de 2 mil pesos, rosa ao dourado nas de 5 mil pesos.
Na de papel, também tem mais um diferencial, do lado esquerdo da cédula, na face onde aparece o busto, você perceberá uma fita plástica transpassada verticalmente na nota.
Existem muitas outras dicas, mas com essas você já consegue ter uma maior segurança para manipular seu dinheiro no Chile.

Furto em metrô, bares e restaurantes
A segurança no Chile é excelente, mas isso não impede que você tenha seus objetos pessoais furtados dentro do metrô, bares e restaurantes de Santiago. E acredite, eles são rápidos, agem em bando e você não tem a menor chance de perceber que sofreu um golpe.
Nunca use mochila nas costas, bolsas laterais e carteira e celulares soltos dos bolsos, principalmente se você estiver usando o metrô em Santiago em momento de grande movimento.
A chance de baterem sua carteira e celular são enormes e você só perceberá quando precisar deles.
Não deixe sua bolsa solta em uma cadeira lateral em bares e restaurantes, assim com não pendure ela no encosto da cadeira. Muitos golpistas aproveitam de um momento de distração para passar do lado das mesas e levar a bolsa e mochila dos mais desatentos.

Como se proteger de furto no Chile
Leve doleira, aquela bolsinha fina que parece uma pochete e serve para carregar dinheiro e documentos colado ao corpo e debaixo da roupa.
Outra sugestão, se estiver muito frio e você estiver usando sobretudo e casacos volumosos, enfie a bolsinha ou mochila por baixo dele. O casaco fechado impedirá qualquer acesso ao seus bens!

Arrombamento de carros alugados em Valparaíso e Viña del Mar
Não é seguro você alugar um carro para fazer passeios no Chile, porque ele é facilmente identificado e em muitos casos são arrombados e tem seus pertences furtados.
Além do prejuízo pessoal, você ainda terá que arcar com os danos gerados no automóvel. Uma tremenda dor de cabeça para quem está de viagem e acreditando que completamente na segurança do Chile.
Sugerimos que você faça esse passeio com transporte público ou contratação de serviço de transfer através de agências autorizadas no Chile.
Temos um artigo dando várias dicas para esse passeio em Valparaís e Viña del Mar, aproveite!

Golpe das ciganas
Existem muitas ciganas espalhadas por pontos turísticos do Chile e algumas aproveitam a aglomeração de turistas para aplicar golpes e praticar furtos.
Pedem para ler sua mão e vão pegando no seu corpo, sem que você note, quando der conta já ficou sem o relógio, uma pulseira, dinheiro e o que mais estiver fácil de ser levado.
Considerações finais
Nossa, que post pesado foi esse hein! Esse é um tema delicado, mas de extrema importância e no final a única coisa que queremos é viajar e trazer apenas momentos felizes.
Para que isso aconteça é necessário tomar alguns cuidados para garantir a segurança no Chile. E caso aconteça algo, procure a Polícia de Investigativa do Chile, a PDI, ligue para os números 133 e 134 ou acesse o site oficial para registrar uma reclamação.
A regra básica para qualquer viagem, evite falar com estranhos! Peça informações apenas em lugares confiáveis e especialmente voltados para turistas.
Sabemos que existem bons taxistas e que nem toda cigana é golpista, mas não sabendo como identificar é melhor evitar. Assim você garante uma viagem segura no Chile e volta com as melhores recordações do lugar.
Leia também: Roteiro de 3 dias: Centro de Santiago e os melhores pontos turísticos!

Oi, eu sou a Fabiana Camilo! Sou jornalista, turismóloga e pós graduada em marketing digital. Há 20 anos trabalho nos mais diferentes canais de comunicação. Desde 2016 me dedico em mostrar que o turismo pode ser acessível a todos, bastar ter as dicas corretas e se planejar.
Quase caímos num golpe de taxista mas diferente dos relatados acima. Ele só aceitava cartão e apresentou uma maquininha diferente onde os números eram muito pequenos e colocou um zero a mais no valor, sairia 160.000 pesos uma corrida
Nossa, Madalena.
Que bom que no final de tudo vocês conseguiram perceber o golpe e se livrar disso.
Nós nunca usamos taxi no Chile, até porque uma brasileira amiga nossa que acabou morando lá por 4 anos também não recomendava.
Ela mesma passou por um golpe nos primeiros dias em Santiago e teve até que chamar a polícia para resolver.