Roteiro 1 Dia: O que fazer em Valparaiso e Viña del Mar?

Montamos um roteiro de um dia para você que deseja saber o que fazer em Valparaiso e Viña del Mar em um bate volta e ainda assim garantir uma experiência muito diferente e com atrações náuticas.

No entanto, antes de começarmos você sabe o que é Valparaiso e Viña del Mar? Porque as agências vendem o passeio e não explicam exatamente o que é!

São duas cidades litorâneas que ficam pertinho de Santiago, são 130 quilômetros de distância, aproximadamente 1h30 de carro e vale muito a pena conhecer.

E por qual motivo você deve fazer este passeio? Porque é um lugar colorido, cheio de arte urbana e paisagens incríveis.

Você ainda não sabe qual é a melhor época do ano para viajar para o Chile? Leia o artigo nosso artigo e comece a planejar suas férias usando essas dicas.

rua do cerro em valparaiso
Esteja preparado para subir e descer ladeiras em Valparaiso

Como chegar em Valparaiso e Viña del Mar

Nós do Blog Tem No Chile, gostamos de dar opções para que você escolha como você deseja fazer sua viagem. Para este passeio não será diferente.

Então, antes de saber o que fazer em Valparaiso e Viña del Mar, é importante que você escolha de que forma você chegará lá. 

  • A primeira opção é você comprar um passeio pelas agências de turismo que existem no Brasil ou no Chile. A nossa experiência foi justamente com passeio monitorado, com guia acompanhando e vamos contar ao longo deste artigo.
  • A outra forma de você chegar em Valparaiso e Viña del Mar é por conta própria, neste caso você pode alugar um carro ou pegar ônibus coletivo.

Continue sua leitura que explicaremos agora como chegar em Valparaiso e Viña del Mar de ônibus.

Como chegar em Valparaiso e Viña del Mar de ônibus

Para chegar em Valparaiso e Viña del Mar de ônibus, indo de Santiago, você tem opções de sair do Terminal Alameda, que fica ao lado da estação Universidad de Santiago ou Terminal Pajaritos.

Verifique nos aplicativos de localização ou no Moovit qual é o terminal mais próximo da sua hospedagem. Há duas companhias que fazem esse trajeto, a Pullman Costa Central e a Turbus.

Como chegar em Valparaiso e Viña del Mar de ônibus: Horários e preços

A Pullman Costa Central tem horários a partir de 10:45 da manhã e a último às 21h10, já a Turbus, iniciam às 4h50 e encerram às 22h30. Os valores podem ser consultados nos sites oficiais das empresas, que estão linkados em nosso artigo.

Leia também: Cartão BIP no Chile e tudo o que você precisa saber sobre o cartão transporte chileno!

Vantagem e Desvantagem de conhecer Valparaiso e Viña del Mar sozinho

Viajar sozinho é sempre uma aventura, você tem uma ideia na cabeça e nunca sabe se isso irá se concretizar. Para quem não tem problema em fugir do roteiro e enfrentar até mesmo alguns perrengues, fazer o passeio por conta é sempre uma surpresa.

A vantagem de viajar e explorar sozinho é que você ganha liberdade para conhecer os lugares nos horários que você quer ir, começando pela ordem que você achar melhor e permanecer ou sair do lugar no tempo que você escolher.

A desvantagem é que se você não pesquisou muito bem o seu destino, talvez perca atrativos que são fundamentais para tornar sua experiência inesquecível.

Uma rua específica, um restaurante que oferece uma comida típica feita no capricho. E até mesmo, a história de um determinado lugar que só é contada pelo guia.

Outro ponto importante a ser considerado, para realizar seu passeio e aproveitar tudo o que Valparaíso e Vinã del Mar você precisará fazer vários deslocamentos, então ainda que você vá de ônibus, pode ser que dentro destas duas cidades você precise usar novamente o transporte público ou Uber.

E foi pensando justamente neste conforto de não precisar ficar fazendo um roteiro muito elaborado e ter uma programação mais completa, que decidimos por fazer o passeio com uma agência de turismo.

Afinal, fazer um roteiro de um dia, saindo de Santiago para Valparaiso e Viña del Mar tinha que ser muito preciso, porque nós não tínhamos tempo para perder.

Entrar na van e ser levado para cada um dos pontos turísticos, sem trabalho foi o que pesou na nossa escolha.

Para conferir cada detalhe do passeio, você pode assistir ao novo vídeo completo sobre Valparaiso e Viña del Mar

Sugestão de Roteiro de 1 dia para fazer em Valparaiso e Viña del Mar

Vamos relatar o roteiro feito com a agência de turismo até chegar ao primeiro destino, porque pode ser que você precise de alguma indicação e não se deu conta.

Saída do Hotel

Para quem contratou o serviço de guiamento por uma agência de turismo, saiba que você vai ter que sair cedo, muito cedo do hotel.

Às vezes você não consegue nem tomar café da manhã, então alguns hotéis oferecem kits de café da manhã para que você leve e coma o caminho.

Fomos avisados que a van nos pegaria às 6h30, então descemos prontos para tomar café e de lá mesmo já ficamos aguardando no saguão.

É importante falar que a pontualidade do serviço de transfer depende muito da pontualidade dos turistas. Então se você não gosta de esperar, não atrase, porque inevitavelmente se um passageiro atrasar, todo o passeio atrasa.

1ª Parada: Loja de roupas, bebidas e comida

As agências sempre tem o cuidado de parar no caminho em um ponto de apoio para garantir que os turistas tenham as roupas necessárias para seguirem confortavelmente pelo passeio e também para que possam tomar café da manhã, já que alguns hotéis o café abre após o horário de partida dos hóspedes.

Sendo assim, ainda que você não tenha uma roupa adequada para algum tipo de passeio, você terá oportunidade de comprar no caminho. Os preços geralmente são bem atrativos, porque a agência conhece o perfil dos clientes e sabe a média de preços que o brasileiro quer gastar no Chile.

Esses pontos de apoio podem ser mercados, lojas quem vendem de tudo ou cafeterias. Neste passeio em específico, fomos para uma loja que tinha de tudo, inclusive vinhos baratos.

2ª Parada: Alto do morro de Valparaiso

Para descer todo santo ajuda, não é o que dizem? Ainda bem, porque para subir, só de van mesmo! Se ninguém te falou, prepare-se, Valparaíso é morro.

E meu bem, não é para qualquer um subir ladeira e escadas sem perder o fôlego. Se você vai para o Chile no inverno, ainda consegue fazer isso sem grandes problemas, agora imagino que no verão é um pouco mais sofrido.

E é justamente assim que começa o passeio, você é levado para o Alto do morro de Valparaiso e começa a ver um espetáculo de cores e desenhos nos muros.

O mais curioso é que não é uma rua específica, ao contrário, por todo lugar você encontra paredes com cores. Algumas de cores únicas, outras com desenhos dos mais variados tipos e você passa muito tempo admirando e escolhendo como fotografar.

guia de turismo em valparaiso

 

passeio pelas ruas dos cerros em valparaiso

 

passeio pelas ruas dos cerros em valparaiso

 

descendo as ladeiras de valparaiso

 

sentada na porta em valparaiso

3ª Parada: Mirante, vista do Porto e casa Amarela

Para passear em Valparaiso sugerimos que você escolha um calçado confortável e de sola aderente. As ruas são de paralelepípedo e isso pode ser um problema em dias de umidade ou chuva, fica escorregadio e pode gerar quedas.

Sem um sapato adequado, seu passeio pode ficar perigoso e você vai deixar de aproveitar o passeio por conta da tensão.

Aliás, não deixe de contratar um seguro viagem, só quem precisa sabe o quanto é barato na hora de pagar a fatura do hospital depois.

Dado o alerta, você irá para um ponto de observação, um mirante, que você consegue apreciar (se não estiver nublado, rs) o Porto de Valparaiso e o mar, já em direção de Viña del Mar. Lá também é onde fica a famosa construção de casa amarela!

Esta casa amarela é na verdade um hotel, chamado Brighton e ganha muita atenção por sua arquitetura em estilo colonial que contrasta com o piso xadrez.

Fica em uma localização privilegiada, já que a vista é para a baía e se hospedar lá deve ser incrivelmente lindo.

mirante em valparaiso

 

mirante em valparaiso

 

casa amarela em valparaiso

4ª Parada: Um lanchinho em um estabelecimento local – Tomamos submarino

Depois de passear pelas ladeiras de Valparaíso, fizemos uma nova parada para conhecer um estabelecimento local. O lugar escolhido foi o Le Petit Quer, uma cafeteria muito aconchegante e que dispunha de um cardápio bem variado de lanches e bebidas com opções veganas.

Como comentei no vídeo, a temperatura estava em 12ºC e mesmo descendo ladeira e nos movimentando com bastante frequência, estava muito frio.

A parada foi estratégica para poder usar o banheiro e principalmente, beber algo quentinho para dar energia e aquecer o corpo para dar sequência ao resto o passeio.

E por falar em aquecer o corpo, nós escolhemos fugir do café puro e pedimos uma bebida chamada submarino, que ao contrário do Brasil, que é uma bebida alcóolica,  é um capuccino com chocolate em barra dentro e uma colher de chocolate para você mexer e comer enquanto derrete.

Depois que cheguei no Brasil descobri que algumas cafeterias famosas oferecem o submarino, então se você tiver curiosidade de experimentar, não é difícil de achar.

submarino do le petit quer em valparaiso

 

5ª Parada: Centro de Valparaiso – Paza Sotomayor

A praça Sotomayor, é um espaço muito amplo onde existem vários edifícios patrimoniais e um imponente monumento central, em homenagem a marinheiros (Monumento a Todos os Heróis de Iquique). É nesta praça também que fica o prédio da Armada do Chile, a marinha.

O edifício é uma construção projetada em estilo eclético com arquitetura revival renascentista francesa e desde 23 de janeiro de 1979 é considerado Monumento Histórico do Chile. Não é para menos, é um espetáculo que parece até ser um castelo.

Ali também fica uma feirinha de artesanato com vários produtos típicos, desde vestimenta, acessórios, até comidas e bebidas. Nós chegamos e a feira ainda estava sendo montada, então não pudemos aproveitar muita coisa.

plaza solto mayor em valparaiso

 

carro antigo dos carabineiros do chile

 

atracadouro de barcos turístico em valparaiso

 

placa de tsunami em valparaiso

 

Passeio de barco em Valparaiso

Para quem achou que ia só caminhar em morros, olhar pinturas e admirar uma vista panorâmica da cidade de Valparaiso, vai se surpreender com mais uma atração turística que tem chamado bastante a atenção de turistas brasileiros no Chile, os passeios náuticos.

6ª Parada: Passeio de barco

Nesta parte do passeio você chega na zona náutica turística de Valparaíso e lá você pode aproveitar para fazer passeios de barco, que percorrem o trajeto dos navios que vem do Oceano Pacífico para a costa chilena.

Este local é conhecido como Muelle Prat e é o ponto de encontro dos turistas que buscam uma diversão a mais na região.

Os passeios acontecem em pequenas embarcações que levam os turistas para navegar pela costa de Valparaiso, pode durar cerca de 30 a 40 minutos.

Durante o trajeto é possível ver navios de guerra, animais marinhos, como o leão do mar e ouvir lendas da região.

A equipe de marinheiros é muito bem preparada para recepcionar os turistas, falam português e interagem com a tripulação o tempo todo.

Além disso, você tem uma vista privilegiada do morro de Valparaiso que só é possível ver do oceano.

Ao retornar do passeio de barco em Vaparaíso, foi hora de dar tchau para a cidade e seguir viagem para Viña del Mar!

passeio de barco em valparaiso

leões marinhos em valparaiso

 

Vinã del Mar e o Reloj de Flores

Saindo de Valparaíso nossa primeira parada a caminho de Viña del Mar foi no Relógio de Flores. Poucos sabem, mas Viña del Mar é conhecida como cidade jardim por possuir várias áreas verdes.

O Reloj de Flores, por exemplo, foi construído em 1962, para a Copa do Mundo, quando o Chile sediou o evento. A partir daí tornou-se um ponto turístico obrigatório e um dos principais símbolos da cidade.

Não tem quem não queira ter uma foto desse relógio tão colorido e perfumado para guardar de lembrança, mas para isso você terá que ter um pouco de paciência.

O local está sempre cheio e a disputa por espaço é muito comum, mas pedindo com jeitinho, todo mundo consegue um bom ângulo.

relogio de flores em valparaiso

relogio de flores em valparaiso

 

orla de viña del mar

Castelo Wulff

Construído por um comerciante alemão que chegou ao Chile em 1881, o Castelo Wulff inicialmente foi uma casa familiar, até que em 1959, o município de Viña del Mar comprou o imóvel.

No ano seguinte a casa virou o Museo Naval de la Armada de Chile (Museu das Forças da Marinha do Chile) e permaneceu até 1988. Após esse período abrigou diversas coleções artísticas, entre elas do escritor Salvador Reyes Figueroa.

Em 1995, foi declarado Monumento Histórico Nacional por uma lei chilena e até hoje serve de ponto turístico cultural do país.

É interessante lembrar que além das exposições e de sua arquitetura externa, outra coisa que chama muita atenção no Castelo Wulff, é o chão. O piso transparente permite que os visitantes vejam o mar e a rocha por baixo de onde o prédio foi construído.

Museu de Arqueologia e História Francisco Fonck

A última parada do nosso passeio foi no Museu Fonck, um passeio que deve ser maravilhoso, porém não fizemos! Calma que eu vou explicar o que aconteceu.

No dia que resolvemos fazer o nosso passeio o museu estava fechado, não sei o motivo, porque pelo calendário do museu ele abre todos os dias.

Por esse motivo, a única coisa que pudemos ver foi a estátua chamada de Moai, que fica na porta e só pode ser vista em três lugares.

A primeira é na Ilha de Páscoa, a segunda é ali na porta do Museu Fonck e a terceira em Londres, pensando dessa forma, demos sorte então.

Do lado de dentro você encontrará um acervo que começou a ser criado em 1937, que reúne objetos de culturais do Chile, Peru e Equador.

Entre sua coleção estão 1.400 peças arqueológicas da Ilha de Páscoa, que é a mais completa mostra da cultura Rapa Nui no Chile continental.

Para quem não conhece, rapa nui são os habitantes nativos polinésios da Ilha de Páscoa que é um território pertencente ao Chile.  Mais de 60% da população da Ilha é de rapa nui.

Infelizmente essa parte do passeio ficou incompleta e por isso desejamos muito poder voltar a Viña del Mar, para conhecer o museu por dentro e descobrir novas atividades na cidade.

Finalizamos o passeio, todos voltamos para a van e fomos deixados em segurança na porta do nosso hotel.

museu em viña del mar

 

Considerações Finais

Fazer uma viagem para o Chile vai muito além de conhecer Santiago ou esquiar no Valle Nevado e Farellones, conhecer as cidades vizinhas proporcionará momentos de descobertas muito interessantes.

Você terá oportunidade de conhecer outras culturas que não seja exclusivamente a da capital, poderá experimentar sensações diferentes como nós fizemos.

Pode parecer bobagem, mas conhecer o mar do pacífico foi um momento muito divertido. Nós somos de cidade litorânea e não tem como não querer comparar a água do mar de onde vivemos com a de outros lugares.

Por isso nos aventuramos a tirar as luvas e caminhar até a beira mar para sentir a temperatura do mar do pacífico e saber o quão salgada era a água.

Ficou curioso para saber como foi essa experiência deste passeio, veja o vídeo que está neste artigo e deixe seus comentários.

Gostou do nosso roteiro? Temos 17 Dicas úteis que você precisa saber antes de chegar no Chile leia antes de tomar sua decisão.

Leia tambémAs 10 Principais cidades turísticas do Chile e suas atrações!

4 thoughts on “Roteiro 1 Dia: O que fazer em Valparaiso e Viña del Mar?

  1. ALAN CARLOS LOPES FILHO disse:

    Ola, qual o nome da agencia que vocês contrataram?

    1. Olá Alan, desta vez não contratamos ninguém para fazer os passeios que eram possíveis fazer sozinhos. Mas em 2019, fizemos o passeio de Vinã e Valpo com a Tip Group, guia Martin.
      Abraços!

  2. Indo por conta própria sem agência é possível fazer as duas cidades em apenas um dia?

    1. Se você vai fazer um city tour é sim! Agora se você quer olhar com calma um museu ou parar para apreciar mais tempo um ponto turístico específico, provavelmente não.
      Neste artigo a gente relata como foi o dia inteiro, sendo que no período da manhã fomos para Valparaiso e de tarde Vinã del Mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *