Talvez você não saiba, mas o povo chileno é muito alegre e adora realizar grandes festivais populares no Chile. A rica história e cultura contribuem diretamente para marcar estas festas ao longo do ano.
Uma das melhores maneiras de experimentar a cultura chilena é participando de seus festivais populares e podem acontecer durante o período que você está fazendo sua viagem pelo Chile.
Separamos alguns dos festivais populares no Chile para que você aproveite junto com eles.
1. La Tirana
A festa de La Tirana é uma celebração de origem religiosa, que ocorre em meados de julho na cidade de La Tirana, no norte do Chile.
A festa honra a Virgem do Carmo, padroeira dos militares chilenos, e inclui procissões, danças folclóricas e música ao vivo.
É uma das maiores celebrações religiosas da América Latina, atraindo visitantes de todo o mundo.
Leia também: Abacate no Chile: Uma das principais bases da comida chilena!
2. Fiestas Patrias
As Fiestas Patrias, ou Festa da Independência, são celebradas em 18 e 19 de setembro, em todo o Chile. É uma celebração nacional em homenagem à independência do país da Espanha, em 1810.
As festas pátrias chile incluem:
- Desfiles militares;
- Música;
- Danças folclóricas;
- Comida típica, como empanadas, churrasco e terremoto, uma bebida feita com vinho, pisco sour e sorvete de abacaxi.
Na capital, Santiago, as Fiestas Patrias são um dos festivais populares no Chile que podem fechar lojas e atrações turísticas em decorrência da festa.
Veja também: Quanto se gasta por dia em Santiago do Chile. Descubra!
3. Festival Internacional da Canção de Viña del Mar
O Festival Internacional da Canção de Viña del Mar é um dos maiores eventos musicais da América Latina e ocorre em fevereiro de cada ano, na cidade de Viña del Mar.
No evento há apresenta artistas internacionais e locais, com uma competição de canções e um painel de jurados. É uma grande celebração da música e cultura chilena, atraindo milhares de visitantes todos os anos.
Leia também: Veja como contratar um seguro viagem para o Chile entenda os protocolos sanitários que o governo exige em seu site oficial.
4. Festa da Vendimia
A Festa da Vendimia é uma celebração anual da colheita da uva, que ocorre em março, em várias regiões vinícolas do Chile.
A festa inclui desfiles, música ao vivo, danças folclóricas e, claro, degustação de vinho. É uma ótima maneira de aprender sobre a cultura do vinho chileno e experimentar algumas das melhores variedades de uva do país.
5. Festa da Pachamama
A Festa da Pachamama é uma celebração tradicional da cultura andina, que ocorre em agosto, em todo o Chile. A festa honra a Pachamama, ou Mãe Terra, e inclui rituais ancestrais, como a oferenda de alimentos e bebidas para a Pachamama.
É uma celebração da cultura indígena e da relação do povo andino com a natureza e não é exclusiva do povo chileno, também é comemorado no Peru, no dia 24 de junho, no solstício de inverno no hemisfério sul.
O Carnaval de Rapa Nui, ou Ilha de Páscoa, é uma celebração colorida e vibrante da cultura polinésia, que ocorre em fevereiro ou março.
O carnaval inclui desfiles de dança, música ao vivo e comida típica da ilha. É uma celebração única da cultura da Ilha de Páscoa e sua relação com a Polinésia.
Esses são apenas alguns dos muitos festivais populares do Chile. Cada um oferece uma experiência única e vibrante da cultura e história do país.
Leia também: 10 Curiosidades sobre o Chile que você precisa conhecer!
Oi, eu sou a Fabiana Camilo! Sou jornalista, turismóloga e pós graduada em marketing digital. Há 20 anos trabalho nos mais diferentes canais de comunicação. Desde 2016 me dedico em mostrar que o turismo pode ser acessível a todos, bastar ter as dicas corretas e se planejar.